Re-estruturação da sistematização da assistência de enfermagem no serviço de enfermagem pediátrica do hospital de clínicas – UNICAMP

Autores

  • Luciana de Lione Melo Universidade Estadual de Campinas
  • Maria Isabel Melo de Paolis Universidade Estadual de Campinas
  • Valeria do Amaral Silveira Universidade Estadual de Campinas
  • Roseli Higa Universidade Estadual de Campinas
  • Sandra Cristina Marangoni Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i2.8195

Palavras-chave:

Processos de enfermagem. Gestão em saúde.

Resumo

A Unidade de Internação Pediátrica do HC-UNICAMP possui 58 leitos para atender crianças e adolescentes, cuja assistência de enfermagem é prestada pelos profissionais do Serviço de Enfermagem Pediátrica (SEP). A Resolução 272/2002 do Conselho Federal de Enfermagem dispõe sobre a implantação da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) nas unidades de saúde, considerando que a SAE é fator essencial para melhora da qualidade da assistência de enfermagem. A partir de novembro de 2004, o SEP – HC - UNICAMP (SEP) iniciou, apoiado pelos departamentos de enfermagem do HC e da Faculdade de Ciências Médicas - FCM – Unicamp, a reestruturação da SAE em seu serviço. Este trabalho propõe relatar as etapas utilizadas para esta re-estruturação. Consideramos que implantar um novo processo ou redesenhar processos antigos, buscando melhoria contínua, só é possível com planejamento, envolvimento entre os que executam o processo (agentes de melhoria) e monitoramento contínuo das mudanças implantadas (auditorias e gerenciamento do novo processo), sem perder de vista o princípio que norteia a prática de enfermagem nesta instituição: compreender a criança/adolescente doente e seus familiares, prestando cuidado integral e colaborando na recuperação de sua saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana de Lione Melo, Universidade Estadual de Campinas

HC/UNICAMP

Maria Isabel Melo de Paolis, Universidade Estadual de Campinas

HC/UNICAMP

Valeria do Amaral Silveira, Universidade Estadual de Campinas

HC/UNICAMP

Roseli Higa, Universidade Estadual de Campinas

HC/UNICAMP

Sandra Cristina Marangoni, Universidade Estadual de Campinas

HC/UNICAMP

Downloads

Publicado

2016-09-12

Como Citar

MELO, L. de L.; PAOLIS, M. I. M. de; SILVEIRA, V. do A.; HIGA, R.; MARANGONI, S. C. Re-estruturação da sistematização da assistência de enfermagem no serviço de enfermagem pediátrica do hospital de clínicas – UNICAMP. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 103–103, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i2.8195. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8195. Acesso em: 27 set. 2022.

Edição

Seção

Eixo 1 - Administração e Gestão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >> 

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.