Recrutamento e seleção de pessoal de enfermagem em um Hospital Universitário

evolução do percentual de aprovação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i6.8188

Resumo

Os processos seletivos e concursos públicos utilizam critérios para o recrutamento e seleção de pessoal atrelado às propostas políticas e objetivos organizacionais. Objetivos: apresentar o percentual de aprovação no exame de conhecimentos específicos no processo de seleção de enfermagem. Métodos: Estudo observacional, descritivo, retrospectivo, em um hospital de ensino, público, no interior do Estado de São Paulo. Dados obtidos nos registros da Seção de Enfermagem em Educação Continuada com aval da gerência. Incluídos no estudo seleções de setembro de 2011 a abril de 2015, para Enfermeiro, Técnico e Auxiliar de Enfermagem. Contabilizou-se o total de processos seletivos, e para o cálculo do índice de aprovação utilizou-se o número de aprovados multiplicados por 100 e dividido pelo número de candidatos presentes na prova. Banco de dados em planilha eletrônica. Resultados: Foram 44 processos de seleção, 15 concursos públicos e 29 via fundação. Média de 6,3 processos/ano. Nos concursos públicos, média de 2058 profissionais e, nos processos seletivos 564. Nos concursos públicos os índices de aprovação são em torno de 10% para técnicos e 12% para enfermeiros; via fundação é de 29% entre técnicos e 35% para enfermeiros. Para os auxiliares, a seleção foi somente via fundação com 44% de aprovação. Índices de aprovação inferiores a 50% sugerem reflexão a respeito da adequação entre as propostas curriculares na formação e as exigências do mercado de trabalho. Conclusões: O índice de percentual de aprovação tem se mostrado baixo independente da categoria dos profissionais de enfermagem e da forma de contratação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angelica Olivetto Almeida, Universidade Estadual de Campinas

Mestrado em Enfermagem pela Universidade Estadual de Campinas. Enfermeira do Hospital de Clínicas da Universidade Estadual de Campinas.

Daniela Fernanda dos Santos Alves, Universidade Estadual de Campinas

Doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Campinas. Professora convidada da Faculdade de Enfermagem da Unicamp.

Roseli Higa, Universidade Estadual de Campinas

Colaboradora do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Campinas.

Silvia Angelica Jorge, Universidade Estadual de Campinas

Diretora de Enfermagem do Centro Integrado de Nefrologia do Hospital de Clínicas da Universidade de Campinas.

Downloads

Publicado

2016-10-27

Como Citar

ALMEIDA, A. O.; ALVES, D. F. dos S.; HIGA, R.; JORGE, S. A. Recrutamento e seleção de pessoal de enfermagem em um Hospital Universitário: evolução do percentual de aprovação. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 55–55, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i6.8188. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8188. Acesso em: 3 out. 2022.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>