Realizar compras: a experiência da faculdade de engenharia agrícola da UNICAMP na implantação de melhoria no processo de aquisição com recursos orçamentários

Autores

  • Ana Paula Montagner Universidade Estadual de Campinas
  • Monica Rovigati Universidade Estadual de Campinra
  • Enzo Gomes Beato Universidade Estadual de Campinas
  • Adauto Bezerra Delgado Filho Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i2.8183

Palavras-chave:

Compras. Gestão por processos. Melhoria contínua.

Resumo

A revisão dos processos administrativos da Universidade Estadual de Campinas está inserida como uma das linhas do Programa “Simplicidade, Racionalidade e Padronização” do Planejamento Estratégico Institucional. Entendida como uma necessidade estratégica para a Unicamp, a revisão dos processos administrativos devem buscar a eficiência e a qualidade das suas atividades, a redução dos tempos e custos demandados para realizá-las e, ao mesmo tempo, gerar satisfação dos diversos atores dos processos, sejam eles seus usuários, executores, gestores ou a comunidade interessada na boa aplicação dos recursos públicos. Partindo desses pressupostos, e como conseqüência da participação de duas funcionárias no Programa de Desenvolvimento Gerencial (PDG), a Faculdade de Engenharia Agrícola criou o Grupo de Melhoria de Processos, que iniciou suas atividades priorizando o processo Realizar Compras, com destaque para as aquisições por “Adiantamento” e por “Dispensa de Licitação”, abrangendo desde a solicitação até o recebimento pelo usuário. Para o desenvolvimento do trabalho foram utilizadas técnicas e 101 Livro de Resumos do II SIMTEC - Simpósio de Profissionais da Unicamp ferramentas aprendidas durante o curso de Desenvolvimento Gerencial. Esta revisão resultou no estabelecimento de procedimentos padronizados - contemplando aspectos da visibilidade do processo e da sua gestão - na definição de prazos exeqüíveis para aquisições nas modalidades tratadas, bem como na melhoria da comunicação entre os agentes, associando estes aspectos às expectativas dos usuários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Montagner, Universidade Estadual de Campinas

FEAGRI/UNICAMP

Monica Rovigati, Universidade Estadual de Campinra

FEAGRI/UNICAMP

Enzo Gomes Beato, Universidade Estadual de Campinas

FEAGRI/UNICAMP

Adauto Bezerra Delgado Filho, Universidade Estadual de Campinas

PRDU/UNICAMP

Downloads

Publicado

2016-09-12

Como Citar

MONTAGNER, A. P.; ROVIGATI, M.; BEATO, E. G.; DELGADO FILHO, A. B. Realizar compras: a experiência da faculdade de engenharia agrícola da UNICAMP na implantação de melhoria no processo de aquisição com recursos orçamentários. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 100–100, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i2.8183. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8183. Acesso em: 26 set. 2022.

Edição

Seção

Eixo 1 - Administração e Gestão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >> 

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.