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Realizar compras: a experiência da faculdade de engenharia agrícola da UNICAMP na implantação de melhoria no processo de aquisição com recursos orçamentários
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Palavras-chave

Compras. Gestão por processos. Melhoria contínua.

Como Citar

MONTAGNER, A. P.; ROVIGATI, M.; BEATO, E. G.; DELGADO FILHO, A. B. Realizar compras: a experiência da faculdade de engenharia agrícola da UNICAMP na implantação de melhoria no processo de aquisição com recursos orçamentários. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 100–100, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8183. Acesso em: 2 mar. 2024.

Resumo

A revisão dos processos administrativos da Universidade Estadual de Campinas está inserida como uma das linhas do Programa “Simplicidade, Racionalidade e Padronização” do Planejamento Estratégico Institucional. Entendida como uma necessidade estratégica para a Unicamp, a revisão dos processos administrativos devem buscar a eficiência e a qualidade das suas atividades, a redução dos tempos e custos demandados para realizá-las e, ao mesmo tempo, gerar satisfação dos diversos atores dos processos, sejam eles seus usuários, executores, gestores ou a comunidade interessada na boa aplicação dos recursos públicos. Partindo desses pressupostos, e como conseqüência da participação de duas funcionárias no Programa de Desenvolvimento Gerencial (PDG), a Faculdade de Engenharia Agrícola criou o Grupo de Melhoria de Processos, que iniciou suas atividades priorizando o processo Realizar Compras, com destaque para as aquisições por “Adiantamento” e por “Dispensa de Licitação”, abrangendo desde a solicitação até o recebimento pelo usuário. Para o desenvolvimento do trabalho foram utilizadas técnicas e 101 Livro de Resumos do II SIMTEC - Simpósio de Profissionais da Unicamp ferramentas aprendidas durante o curso de Desenvolvimento Gerencial. Esta revisão resultou no estabelecimento de procedimentos padronizados - contemplando aspectos da visibilidade do processo e da sua gestão - na definição de prazos exeqüíveis para aquisições nas modalidades tratadas, bem como na melhoria da comunicação entre os agentes, associando estes aspectos às expectativas dos usuários.

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Copyright (c) 2016 Ana Paula Montagner, Monica Rovigati, Enzo Gomes Beato, Adauto Bezerra Delgado Filho

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