Indicador de treinamento em educação continuada para enfermagem

análise em um hospital universitário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i6.8179

Resumo

Os hospitais públicos vinculados ao Sistema Único de Saúde assumem importante papel na formação dos profissionais de saúde e os treinamentos oferecidos pela educação permanente são estratégicos para esta formação. O objetivo deste trabalho é apresentar a evolução do indicador da quantidade de horas de treinamento por colaborador. Trata-se de um estudo retrospectivo, descritivo, em um hospital universitário, público, terciário, no interior do Estado de São Paulo. Foram incluídos os dados dos treinamentos realizados entre 2009 e 2015. Para cálculo do indicador considerou-se carga horária de treinamento, número de profissionais treinados e número médio de profissionais por ano. O acesso ao banco de dados foi autorizado pela gerência da instituição e disponibilizado em planilha eletrônica. Os resultados foram expressos pela quantidade de horas de treinamento por colaborador (H/h). A média de horas de treinamento variou de 6,3 a 13,7 horas por homem treinado, sendo o maior em 2013. Os resultados apontam tendência ao aumento do número de horas de treinamento, que pode ser justificado, em parte, pelo registro sistemático dos treinamentos realizados. Além disto, existe um esforço da equipe gerencial em incorporar atividades de educação entre as atribuições dos enfermeiros em cargos gerenciais. A média encontrada está aquém da média mundial que é de 34,8 horas homem treinado. O número de horas por colaborador treinado apresentou um aumento gradual entre os anos de 2009 e 2015, mas necessita de novas estratégias e metodologias de treinamento e desenvolvimento para atingir níveis maiores desse indicador na instituição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Fernanda dos Santos Alves, Universidade Estadual de Campinas

Doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Campinas. Hospital das Clinicas da Universidade Estadual de Campinas

Angélica Olivetto de Almeida, Universidade Estadual de Campinas

Enfermeira no Hospital das Clinicas da Universidade Estadual de Campinas.

Roseli Higa, Universidade Estadual de Campinas

Hospital das Clinicas da Universidade Estadual de Campinas.

Sílvia Angélica Jorge, Universidade Estadual de Campinas

Diretora de Enfermagem do Hospital das Clinicas da Universidade Estadual de Campinas.

Downloads

Publicado

2016-10-27

Como Citar

ALVES, D. F. dos S.; ALMEIDA, A. O. de; HIGA, R.; JORGE, S. A. Indicador de treinamento em educação continuada para enfermagem: análise em um hospital universitário. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 49–49, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i6.8179. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8179. Acesso em: 26 set. 2022.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>