Banner Portal
Estudo e aplicação da internet das coisas na Prefeitura Universitária
PDF

Como Citar

SOUSA, R. P.; KATTWINKEL, A. V.; UCELLI, J. M.; BARBOSA, R. A.; GOMES, S. R. da C.; HINZ, S. P. S. Estudo e aplicação da internet das coisas na Prefeitura Universitária. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 45–45, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i6.8175. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8175. Acesso em: 2 abr. 2023.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo demonstrar um estudo realizado pela equipe da Informática da Prefeitura Universitária sobre como a Internet das Coisas (do inglês, IoT - Internet of Things) pode ser utilizada na Unicamp de modo a obter informações e com elas tomar ações para tornar nosso dia-a-dia mais eficiente no campus. Para este estudo foi utilizada uma plataforma de hardware livre, acessível e flexível conhecida como Arduino. Esta plataforma permite obter informações por meio do uso de uma placa microcontroladora, sensores e um programa escrito em linguagem C++. No estudo foram testadas diferentes placas e sensores (temperatura, umidade, distância, presença, luminosidade) e avaliadas suas respectivas características, vantagens e desvantagens. Com o conhecimento adquirido pelo estudo, foi construído um protótipo de monitoramento de temperatura, composto por uma placa de circuito, com um microcontrolador Wifi e um sensor de temperatura. Os dados coletados pelo protótipo são enviados para um servidor Web que os processa, produz um gráfico para monitoramento e envia um e-mail aos responsáveis caso a temperatura atinja limiares pré definidos. A partir da construção do protótipo percebeu-se que é possível criar projetos de Internet das Coisas para diferentes áreas de serviços da Unicamp, sendo necessário, para tanto, entender as particularidades de cada projeto para a escolha do melhor conjunto de placa / sensor.

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i6.8175
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Rafael Pereira Sousa, Anderson Vargas Kattwinkel, José Mateus Ucelli, Ricardo Antunes Barbosa, Sírius Roberto da Costa Gomes, Simone Pontes Stahl Hinz

Downloads

Não há dados estatísticos.