Atribuição do identificador de objeto digital (DOI) para os artigos de periódicos vinculados ao Portal de Periódicos Eletrônicos da UNICAMP

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i6.8174

Resumo

Existem várias formas de recuperação da informação periódica na Internet, mas não de maneira eficiente, como, por exemplo, através de um identificador persistente de objeto. Com essa preocupação, o Portal de Periódicos Eletrônicos Científicos (PPEC), vinculado ao Sistema de Bibliotecas da UNICAMP (SBU), manifestou, junto à Coordenação Geral da Universidade (CGU), o pedido de afiliação à CrossRef / PILA (Publisher International Linking Association) por meio da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC), visando a aquisição do Digital Identifier Object (DOI), a ser atribuído aos periódicos vinculados e credenciados no PPEC. O presente trabalho tem como objetivo apresentar o processo de atribuição e controle do DOI nos periódicos do PPEC, a fim de garantir a sua identificação persistente na Internet para efeito da busca e recuperação dos metadados qualificados. Metodologicamente, os editores e assistentes da Universidade vinculados ao PPEC verificam, após a publicação do fascículo, se o mesmo está em conformidade com os metadados. Após essa verificação, é iniciado o processo de validação desse fascículo e seus artigos na CrossRef. A ferramenta que subsidia esse processo de atribuição é Open Journal System (OJS/SEER), que já possui integrado ao sistema plug-in de habilitação para o DOI, tanto para o fascículo quanto para os artigos dos periódicos. Optou-se pelo controle por artigos, pois ele facilita a validação de cada DOI junto à CrossRef, cujo pagamento é efetuado a cada três meses por meio da ABEC. Existem duas formas de realizar a validação do DOI: gerando um arquivo na linguagem XML ou selecionando os artigos e os registrando dentro do próprio sistema. A diferença é que enviando o XML, recebemos a comunicação de validação por e-mail. Já no registro dentro do sistema, a verificação da validação só é possível através da conexão à CrossRef. Após a realização da validação, é realizado um controle, em uma planilha Excel, para fins de pagamento e também do que está sendo enviado à CrossRef. Obtivemos de imediato, junto a CGU, a contemplação para atribuição de 17.000 DOIs a toda coleção de periódicos de 2000 a 2016 da UNICAMP, o que garantirá aos periódicos a internacionalização dos seus artigos. Concluímos, assim, que esse trabalho planejado, organizado e de total relevância para a Universidade aumentará cada vez mais o impacto na busca por seus periódicos, evidenciando, dessa forma, o quanto uma publicação qualificada e estruturada é capaz de promover a visibilidade e a aceitação junto à comunidade científica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gildenir Carolino Santos, Universidade Estadual de Campinas

Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Responsável pelo Portal de Periódicos Eletrônicos Cientificos da Universidade Estadual de Campinas.

Downloads

Publicado

2016-10-27

Como Citar

SANTOS, G. C. Atribuição do identificador de objeto digital (DOI) para os artigos de periódicos vinculados ao Portal de Periódicos Eletrônicos da UNICAMP. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 44–44, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i6.8174. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8174. Acesso em: 3 out. 2022.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>