Banner Portal
O papel do serviço de atendimento ao usuário (SAU) no desempenho do programa "Cuide de sua memória" do CECOM
PDF

Como Citar

LOPES, Vivian de Lima Buosi; RODRIGUES, Andréia Fabiana de Oliveira; CARNEIRO, Danilo Belai; PASSOS, Benedito Marcelo. O papel do serviço de atendimento ao usuário (SAU) no desempenho do programa "Cuide de sua memória" do CECOM. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 42–42, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8172. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

O Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) é a Área do CECOM responsável pela Recepção, e atua em atividades como: marcação de consultas e procedimentos, interface com os profissionais da Assistência, participação em Programas e Projetos do CECOM como apoio administrativo e interface com os pacientes, orientações diversas aos usuários, entre outras. Nesse contexto, quando surgiu o Programa “Cuide de Sua Memória” no CECOM, em setembro de 2014, o SAU foi inserido com a finalidade de realizar as convocações dos pacientes, que acontecem em duas situações diferentes: 1) após seis meses da consulta com o médico do Programa, para agendar avaliação neuropsicológica e 2) após falta em consulta com o médico ou com a psicóloga do Programa, em qualquer tempo. Analisando dados do período de um ano, com relação aos pacientes convocados após seis meses, pode-se identificar a relevância do contato realizado pelo SAU, visto que a continuidade do tratamento alcança 7 em cada 10 pacientes. Paralelamente, no que diz respeito às convocações após faltas, pôde-se constatar o aumento da adesão ao Programa em 64%, uma vez que a convocação, nesse caso, está relacionada à presença do paciente na consulta e à continuidade do acompanhamento. Com isso, conclui-se que o SAU tem desempenhado um papel fundamental para o êxito do Programa Cuide de sua Memória. Além disso, constata-se a importância de se envolver diferentes Áreas no planejamento e execução de Programas de Promoção e Prevenção de Saúde.

PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Vivian de Lima Buosi Lopes, Andréia Fabiana de Oliveira Rodrigues, Danilo Belai Carneiro, Benedito Marcelo Passos

Downloads

Não há dados estatísticos.