Análise do uso do MOODLE como sistema computacional do programa de apoio acadêmico

Autores

  • Roberto Romani Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i6.8171

Resumo

A Unicamp decidiu na 137ª Sessão Ordinária do CONSU que a universidade passaria a ter um Programa de Apoio Acadêmico (PAA), com o objetivo de identificar e auxiliar alunos com dificuldades acadêmicas. Com prazo muito curto para implantação do programa, não havia tempo hábil para desenvolver um sistema computacional específico para esse fim na diretoria acadêmica. Diante desse cenário, optou-se por utilizar o ambiente virtual de aprendizagem (AVA) moodle como apoio computacional ao PAA, de modo a permitir que todos os atores envolvidos (coordenadores, alunos e monitores) tivessem um canal de comunicação em comum onde pudessem interagir e compartilhar documentos. Após um período de testes e preparação, a área PAA no moodle foi disponibilizada para os alunos e coordenadores dos cursos no dia 01/12/15. Essa solução foi proposta e tem caráter provisório até que a diretoria acadêmica tenha condições de disponibilizar um sistema corporativo que atenda plenamente o PAA. Este trabalho mostra: como foram organizadas as atividades e os atores envolvidos no PAA dentro da plataforma moodle, quais foram as dificuldades encontradas no uso dessa solução, uma breve análise de como se deu o uso e por fim apresenta sugestões de melhorias desta solução.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Romani, Universidade Estadual de Campinas

Doutorado em Ciência da Computação pela UNICAMP. Grupo Gestor de Tecnologias na Educação do Instituto de Computação da UNICAMP.

Downloads

Publicado

2016-10-27

Como Citar

ROMANI, R. Análise do uso do MOODLE como sistema computacional do programa de apoio acadêmico. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 41–41, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i6.8171. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8171. Acesso em: 26 set. 2022.