O conceito just-in-time como ferramenta para diminuição do consumo de materiais e redução do desperdício na impressão de exames no CECOM

Autores

  • Danilo Belai Carneiro Universidade Estadual de Campinas https://orcid.org/0000-0002-2239-6339
  • Edison Domingos Gomes Junior Universidade Estadual de Campinas
  • Adriana Fagnani Petraglia Universidade Estadual de Campinas
  • Jelther Oliveira Gonçalves Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i6.8168

Resumo

A necessidade por redução de estoques e excessos e a adequação da produção de acordo com a demanda é notada nos mais diversos ramos que buscam a melhoria contínua. Até o final de 2013, o Arquivo Médico destinava diariamente um funcionário para que pudesse se deslocar ao setor de Informática no Hospital de Clínicas - UNICAMP e buscar os resultados de exames laboratoriais coletados no CECOM. Em seguida esses exames eram separados por sexo e arquivados em ordem alfabética, para posterior retirada pelos pacientes. No entanto, a partir de um estudo realizado em dados registrados pelo Arquivo Médico, notou-se o descarte de cerca de 32,5% dos exames laboratoriais impressos automaticamente, por falta de retirada dos pacientes. Tendo em vista o nível elevado de desperdício e a necessidade de aperfeiçoamento no processo através da utilização de novas tecnologias, foi viabilizado o acesso aos resultados de exames através de página da WEB, o que possibilita a emissão de resultados clínicos pelo próprio Arquivo Médico apenas no momento em que o paciente comparece para retirada dos mesmos, ou seja, o usuário ativa todo o processo e a busca e impressão é realizada sob demanda. Dessa maneira é possível considerar que o desperdício na impressão de exames laboratoriais pelo CECOM foi reduzida a níveis próximos de zero, permitindo a diminuição de custos para a Universidade. Em conjunto, a capacidade produtiva foi aumentada, tendo em vista a disponibilidade para outras atividades do funcionário antes destinado exclusivamente para essa função.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danilo Belai Carneiro, Universidade Estadual de Campinas

Coordenadoria de Serviço Social; Centro de Saúde da Comunidade - Área Médica.

Edison Domingos Gomes Junior, Universidade Estadual de Campinas

CSS; Centro de Saúde da Comunidade; Arquivo Médico.

Adriana Fagnani Petraglia, Universidade Estadual de Campinas

CSS; Centro de Saúde da Comunidade; Arquivo Médico.

Jelther Oliveira Gonçalves, Universidade Estadual de Campinas

CSS; Centro de Saúde da Comunidade; Informática.

Downloads

Publicado

2016-10-27

Como Citar

CARNEIRO, D. B.; GOMES JUNIOR, E. D.; PETRAGLIA, A. F.; GONÇALVES, J. O. O conceito just-in-time como ferramenta para diminuição do consumo de materiais e redução do desperdício na impressão de exames no CECOM. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 38–38, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i6.8168. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8168. Acesso em: 3 out. 2022.