Resumo
A demanda por um serviço público de qualidade é crescente e incessante. A otimização da utilização das agendas dos profissionais de atendimento para melhorar o acesso aos pacientes é pauta de reuniões e esforço dos gestores de agendas do CECOM. Utilizando-se de parâmetros de demanda reprimida e análise de fluxo de pessoas e atendimentos em certos dias de agendamento, a equipe do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU)/CECOM idealizou a revisão das agendas, e com a aceitação das Áreas de Enfermagem e Médica foi possível a flexibilização de alguns horários, cujo objetivo é o de possibilitar a marcação de consultas em vagas anteriormente subutilizadas, que ficariam ociosas caso não obedecessem certos critérios previamente estabelecidos. Com a implantação desse processo, a equipe do Arquivo Médico pôde notar entre os anos de 2014 e 2015 um aumento da ordem de 23,8% na aderência de pacientes novos, muitos dos quais beneficiados por essa flexibilização nas agendas dos profissionais. Dessa maneira, é possível notar o atendimento de maior volume de usuários, favorecendo a redução no tempo de espera por agendamentos, diminuição da demanda reprimida, evitando a superlotação em dias de abertura de agendas e melhorando os níveis de satisfação do usuário com o serviço.
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Copyright (c) 2016 Andréia Fabiana de Oliveira Rodrigues, Danilo Belai Carneiro, Vivian de Lima Buosi Lopes