A flexibilização de horários das agendas como ferramenta para melhorar o acesso e para o aumento dos níveis de satisfação dos usuários do centro de saúde da comunidade da UNICAMP

CECOM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i6.8167

Resumo

A demanda por um serviço público de qualidade é crescente e incessante. A otimização da utilização das agendas dos profissionais de atendimento para melhorar o acesso aos pacientes é pauta de reuniões e esforço dos gestores de agendas do CECOM. Utilizando-se de parâmetros de demanda reprimida e análise de fluxo de pessoas e atendimentos em certos dias de agendamento, a equipe do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU)/CECOM idealizou a revisão das agendas, e com a aceitação das Áreas de Enfermagem e Médica foi possível a flexibilização de alguns horários, cujo objetivo é o de possibilitar a marcação de consultas em vagas anteriormente subutilizadas, que ficariam ociosas caso não obedecessem certos critérios previamente estabelecidos. Com a implantação desse processo, a equipe do Arquivo Médico pôde notar entre os anos de 2014 e 2015 um aumento da ordem de 23,8% na aderência de pacientes novos, muitos dos quais beneficiados por essa flexibilização nas agendas dos profissionais. Dessa maneira, é possível notar o atendimento de maior volume de usuários, favorecendo a redução no tempo de espera por agendamentos, diminuição da demanda reprimida, evitando a superlotação em dias de abertura de agendas e melhorando os níveis de satisfação do usuário com o serviço.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréia Fabiana de Oliveira Rodrigues, Universidade Estadual de Campinas

Coordenadoria de Serviço Social, Área Médica.

Danilo Belai Carneiro, Universidade Estadual de Campinas

Centro de Saúde da Comunidade Arquivo Médico da Universidade Estadual de Campinas.

Vivian de Lima Buosi Lopes, Universidade Estadual de Campinas

Centro de Saúde da Comunidade Arquivo Médico da Universidade Estadual de Campinas.

Downloads

Publicado

2016-10-27

Como Citar

RODRIGUES, A. F. de O.; CARNEIRO, D. B.; LOPES, V. de L. B. A flexibilização de horários das agendas como ferramenta para melhorar o acesso e para o aumento dos níveis de satisfação dos usuários do centro de saúde da comunidade da UNICAMP: CECOM. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 37–37, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i6.8167. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8167. Acesso em: 28 nov. 2022.