Resumo
O Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural (CIDDIC) tem como uma das principais atividades a realização de concertos. Desde a sua fundação em 2010, tais eventos demandam um alto grau de organização, pois há de se prever, executar, acompanhar e sincronizar as ações de cerca de 40 músicos, servidores técnico-administrativos, músicos convidados, entre outros; somando-se a isso, por exemplo, os processos burocráticos de contratação de serviços e aquisição de produtos e impressões em gráficas. Na equipe envolvida com a produção – que conta com 5 pessoas, geralmente – desenvolvemos nos primeiros meses deste ano um método de organização para tais atividades, utilizando um modelo padrão que contém as categorias conhecidas e as informações possíveis. O procedimento é: excluir as informações que não serão utilização no evento específico e editar as que serão usadas. Este é o primeiro estágio de uma proposta para evoluirmos para o uso de um sistema de gerenciamento de projetos, que é um tipo de ferramenta muito usada em organizações mais sofisticadas, como a indústria de automotiva e de software. Com o uso deste sistema, aprimoraremos a forma de planejamento, execução, acompanhamento e avaliação. Para sofisticar o modelo poderemos usar o conceito de “open design”, que é uma forma de registrar informações e motivações para as tomadas de decisões, incluindo os motivos pelos quais não se optou por algo, de modo que cada evento gerará uma base de informações que poderão ser utilizadas nos eventos seguintes do CIDDIC, aprimorando sua gestão organizacional.
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Copyright (c) 2016 Guilherme Rebecchi Kawakami