Projeto de exposição UNICAMP 50 anos

um espaço de memória

Autores

  • Neire do Rossio Martins Universidade Estadual de Campinas
  • Janaína Andiara Santos Universidade Estadual de Campinas
  • Telma Maria Murari Universidade Estadual de Campinas
  • Maria Aparecida Forti Universidade Estadual de Campinas
  • Silvia Fernanda de Mendonça Figueiroa Universidade Estadual de Campinas https://orcid.org/0000-0003-0791-2232
  • Rafaela Basso Universidade Estadual de Campinas https://orcid.org/0000-0002-9111-4446

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i6.8162

Resumo

No contexto das comemorações dos 50 anos da Universidade Estadual de Campinas e sob a orientação e apoio da Subcomissão Memória (Portaria GR nº59/2015), o Arquivo Central do Sistema de Arquivos desenvolveu a Exposição Documental "Unicamp Ano 50: Concepções", com objetivo de promover aos visitantes reflexões sobre as origens da universidade, as concepções e modelos institucionais em jogo, suas bases sociais e políticas e a articulação de diferentes interesses, trazendo à luz os agentes do processo de fundação. A exposição oferece um conjunto de painéis que reproduzem, a partir de um roteiro histórico, documentos fotográficos e textuais que perfazem o período de 1940 até a década de 1970, bem como documentos originais manuscritos em vitrines, filmes e vídeos. Este espaço de memória foi criado a partir de exaustivas pesquisas aos documentos recolhidos e preservados sistematicamente pelo Arquivo Central/SIARQ, em fundos como os de Zeferino Vaz, Sérgio Porto, Antônio Augusto de Almeida, Secretaria Geral, Gabinete do Reitor, Faculdade de Ciências Médicas e outros especiais, como o Conselho de Entidades (doado por um dos fundadores da Faculdade de Medicina). Esta Exposição, já inaugurada em 05 de outubro de 2015, tem caráter itinerante, tendo percorrido o Espaço das Artes da FCM e da Biblioteca Central Cesar Lattes. Deverá ser complementada com o histórico de todas as unidades da Universidade, e integrará o pórtico de entrada para a Mostra Unicamp 50 Anos - Ciência, Arte, Tecnologia e Inovação, e depois irá para os campi de Limeira e Piracicaba e outros espaços.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Neire do Rossio Martins, Universidade Estadual de Campinas

Arquivo Central do Sistema de Arquivos - Universidade Estadual de Campinas.

Janaína Andiara Santos, Universidade Estadual de Campinas

Arquivo Central do Sistema de Arquivos - Universidade Estadual de Campinas.

Telma Maria Murari, Universidade Estadual de Campinas

Arquivo Central do Sistema de Arquivos - Universidade Estadual de Campinas.

Maria Aparecida Forti, Universidade Estadual de Campinas

Arquivo Central do Sistema de Arquivos - Universidade Estadual de Campinas.

Silvia Fernanda de Mendonça Figueiroa, Universidade Estadual de Campinas

Professora titular na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo.

Rafaela Basso, Universidade Estadual de Campinas

Diretora de Gestão e Preservação de Documentos e Informação no Arquivo Central da Universidade Estadual de Campinas. Doutora em História pela UNICAMP.

 

Downloads

Publicado

2016-10-27

Como Citar

MARTINS, N. do R.; SANTOS, J. A.; MURARI, T. M.; FORTI, M. A.; FIGUEIROA, S. F. de M.; BASSO, R. Projeto de exposição UNICAMP 50 anos: um espaço de memória. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 32–32, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i6.8162. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8162. Acesso em: 3 out. 2022.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>