Banner Portal
Rumo a gestão de documentos digitais na UNICAMP
PDF

Como Citar

MARTINS, Neire do Rossio et al. Rumo a gestão de documentos digitais na UNICAMP. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 27–27, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8157. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

Em setembro de 2015 o Arquivo Central do Sistema de Arquivos implantou o Sistema de Gestão Arquivística de Documentos (SIGAD/Unicamp), substituindo o Sistema de Protocolo, já em obsolescência (1993). O sistema permite a gestão de processos, dossiês e documentos avulsos produzidos pela Universidade, inclusive com funcionalidades de produção, registro, captura, trâmite, acesso e armazenamento confiável de documentos digitais. Baseou-se em requisitos funcionais de protocolo, arquivo e tramitação, além de requisitos funcionais e técnicos reconhecidos por entidades nacionais e internacionais de gestão e preservação da autenticidade de documentos. A arquitetura WEB de desenvolvimento está baseada em ferramentas não proprietárias. A implantação e o desenvolvimento ocorrem de forma modular, com equipes integradas por agentes de negócio e de informática do Arquivo Central/SIARQ, com envolvimento de agentes de 82 unidades/órgãos, responsáveis pelos Protocolos/Arquivos e do Centro de Computação (CCUEC) que disponibiliza ambientes de homologação/produção. Os primeiros módulos implantados já permitiram ampliar a abrangência dos registros documentais, das funcionalidades de gestão, do acesso e dos usuários, além de gestão da produção, da captura e do armazenamento de documentos digitais, incluindo a assinatura eletrônica. Foram capacitados 1070 agentes em 25 oficinas, resultando no recadastramento de 1700 usuários. A migração de 18 milhões de registros permitiu a desativação total do sistema legado. O gerenciamento completo de documentos digitais, incluindo a interoperação entre sistemas e uma solução de processo eletrônico/digital, é o foco dos módulos que vêm sendo desenvolvidos para serem implantados em 2016, para uso das unidades e órgãos, contribuindo com o atendimento ao Planes/Unicamp 2016-2020.

PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Neire do Rossio Martins, Andressa Cristiani Piconi, Cassia de Paula Moreira Coghi, Aline Rodrigues Silva, Cirlene Domingues, José Ednilson Lima Pinto, Maria Amélia Ferreira Viaes, Paulo Henrique Dionysio Pinto, Maisa Silva, Maurício Higa, Raphael Porreca Azzolini

Downloads

Não há dados estatísticos.