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Proseres
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Como Citar

LINS, Edison Cardoso; OLIVEIRA, Jose Rodrigues. Proseres: as etapas de um programa pioneiro. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 21–21, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8150. Acesso em: 19 mar. 2024.

Resumo

O ProSeres - Programa Institucional de Apoio ao Servidor Estudante é o programa de apoio à educação de maior duração na Unicamp. Implantado em meados da década de 1990 é ainda pioneiro no contexto do serviço público, em seu formato, atualizado periodicamente,mas, mantidas as estratégias de inclusão e acesso ao ensino superior. A partir de 2015, revisto e com um novo conselho de gestão designado pelo reitor, o programa passa a investir fortemente em cursos de pós graduação, especialmente, no campo do lato sensu, visto que as seleções de stricto senso possuem regras e editais. Mas, para ambos os casos, lato e stricto, o programa possui linhas de apoio. Métodos Desde sua implantação o programa considera os indicadores de educação formal do conjunto de servidores da Unicamp. No início do programa era grande a busca para a obtenção da graduação. O cenário da educação superior privada , em Campinas, era incipiente. Muitos servidores tinham que se locomover. Concomitantemente a um tempo de instalação de instituições de ensino superior em Campinas. Várias parcerias, algumas mantidas até a atualidade, permitiram que milhares de servidores obtivessem a titulação. os indicadores atuais apontam para a necessidade de apoio além da graduação. Hoje ingressam pelos concursos funciomnários, mesmo admitidos em nível médio, já graduados, sinal de qualificação do quadro técnico-administrativo. Resultados Há atualmente um amplo conjunto, dentro das parcerias, de possibilidades para a formação além da graduação. Considerações Finais Os quadros de indicadores inclusos no pôster demonstram a evolução do programa e aponta para o futuro.

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Copyright (c) 2016 Edison Cardoso Lins, Jose Rodrigues Oliveira

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