Arquivo médico em busca de eficiência

Autores

  • Robson Henrique Rossi Martins Universidade Estadual de Campinas
  • Vanda de Fátima Fulgêncio Oliveira Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i6.8144

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar a equipe e o trabalho da Seção de Arquivo do Serviço de Arquivo Médico e Estatista – SAME, do Hospital da Mulher Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti - Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher - CAISM / UNICAMP. A equipe composta por 19 colaboradores é responsável pela guarda, conservação e disponibilização de prontuários para consultas ambulatoriais, internações e pesquisas, além do arquivo de exames e outros documentos no prontuário do cliente. Com um acervo de aproximadamente 276.060 itens entre prontuários e exames de imagens atende a uma demanda de aproximadamente (dados de 2014) 86.905 consultas médicas ambulatoriais; 8.355 internações e 4.129 cirurgias, nas especialidades médicas de Obstetrícia, Ginecologia, Oncologia e Neonatologia. A seção possui uma equipe (Revisão de Prontuários) que se ocupa pelo cuidado dos prontuários, conferindo as inserções dos documentos produzidos pelos médicos e equipe multidisciplinar, seguindo normas determinadas pela Comissão de Revisão de Prontuários que atua para garantir os aspectos sigilosos, éticos e legais dos dados no prontuário. Preocupa-se também com a conservação física (prevenção contra a deterioração do papel). Devido à grande movimentação e criação de novos prontuários a equipe busca melhorar a eficiência e conta com o apoio da Comissão Setorial de Arquivo que recentemente elaborou uma Tabela de Temporalidade, ainda aguardando aprovação. São estudadas também formas de armazenamento para conter a explosão documental dentro do hospital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Robson Henrique Rossi Martins, Universidade Estadual de Campinas

Serviço de Arquivo Médico e Estátistica.

Vanda de Fátima Fulgêncio Oliveira, Universidade Estadual de Campinas

Serviço de Arquivo Médico e Estatística do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher da Universidade Estadual de Campinas.

Downloads

Publicado

2016-10-27

Como Citar

MARTINS, R. H. R.; OLIVEIRA, V. de F. F. Arquivo médico em busca de eficiência. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 15–15, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i6.8144. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8144. Acesso em: 3 dez. 2022.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)