Banner Portal
Desinfestação e higienização do acervo da Biblioteca do Instituto de Química
PDF

Como Citar

SOUSA, Danielle Dantas; OLIVEIRA, Simone Lucas Gonçalves; CRUZ, Antônio Anastácio; THEREZA, Denise Aliberti; MARQUES, Gabriela Lima; SILVA, Léa Maria Job. Desinfestação e higienização do acervo da Biblioteca do Instituto de Química. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 14–14, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8143. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

A biblioteca do IQ foi constituída em 1968 no centro de Campinas e consolidada da mesma forma que seus laboratórios de ensino e pesquisa. Em 1970 foi instalada no atual campus e no período de 1971 e 1977 foram adquiridas importantes coleções de periódicos que deram início efetivamente a formação do seu acervo. Atualmente, figura entre as principais bibliotecas brasileiras de química e é reconhecida pela qualidade do seu acervo e dos serviços oferecidos. Para manter esta expressiva coleção e garantir o acesso às próximas gerações, vários cuidados de conservação tanto do acervo quanto das instalações devem fazer parte da gestão. Baseado nesta afirmação apresenta-se o trabalho desenvolvido para desinfestação e higienização do acervo de periódicos, obras raras e obras de referência, executado com recursos da FAPESP por meio de Reserva Técnica Institucional. A ação teve como objetivo principal o controle da infestação do ataque de pragas e fungos seguido da higienização externa e profunda deste acervo. A escolha do método de desinfestação por atmosfera de anóxia se deu por ser uma solução atóxica e ecologicamente correta e, por ser utilizada pelos profissionais de conservação de acervo. O acervo identificado com fungos foi desinfestado pelo método de radiação Cobalto-60 no IPEN/CTR, utilizado para controle microbiológico. Após, iniciou a higienização e retorno para as estantes. Os resultados foram significativamente satisfatórios, melhorando a questão de insalubridade do ambiente e 100% de satisfação em relação aos dois métodos de desinfestação concluindo que os estudos, pesquisas e planejamento desta ação foram adequados e satisfatórios.

PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Danielle Dantas Sousa, Simone Lucas Gonçalves Oliveira, Antônio Anastácio Cruz, Denise Aliberti Thereza, Gabriela Lima Marques, Léa Maria Job Silva

Downloads

Não há dados estatísticos.