Acolhimento ao estagiário universitário

Autores

  • Dulce Mara Bertoluci Grassi Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i6.8135

Resumo

A DEdIC - Divisão de Educação Infantil e Complementar - tem como Missão proporcionar às crianças e aos adolescentes da comunidade na Unicamp, espaços e tempos para Educar, Cuidar e Brincar, por meio de experiências nas múltiplas linguagens. Considerando que um dos objetivos desta Divisão é fortalecer o vínculo entre Família, Escola e Comunidade Universitária, destacamos neste trabalho o projeto “Acolhimento ao Estagiário Universitário”, que está vinculado a um plano maior de ação, o Projeto de Acolhimento e Adaptação: Um Alicerce para Educação Social do Serviço Socioeducativo. O acolhimento ao estagiário visa melhor organizar, encaminhar e facilitar o conhecimento e a vivência do estagiário dentro das unidades da DEdIC (CAS,CECI e PRODECAD), que são espaços de socialização, interação e produção de cultura. Acreditamos que o período de estágio, por proporcionar a vivência inicial da prática pedagógica, é o momento oportuno para que o aluno de licenciatura (Graduação), tanto no estágio obrigatório quanto no de iniciação científica, possa refletir sobre a teoria e prática, os limites e desafios existentes entre elas, daí a importância de registrar, orientar e proporcionar momentos de interação durante o processo de estágio. Pensamos que acolher com sensibilidade e respeitar as singularidades motivam os envolvidos a um crescimento pessoal e coletivo, uma vez que sempre haverá troca de experiência provocando um enriquecimento no processo pedagógico de todos.

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Biografia do Autor

Dulce Mara Bertoluci Grassi, Universidade Estadual de Campinas

Reitoria; DGRH - Diretoria Geral de Recursos Humanos; DEDIC - Divisão de Educação Infantil e Complementar.

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Publicado

2016-10-27

Como Citar

GRASSI, D. M. B. Acolhimento ao estagiário universitário. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 7–7, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i6.8135. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8135. Acesso em: 28 set. 2022.