Portal de Periódicos Eletrônicos Científicos da UNICAMP

uma significativa ferramenta na organização do conhecimento científico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i6.8131

Resumo

Um portal de periódicos, além da função de agregar informações, aplicações e serviços relevantes aos usuários, realiza o filtro de várias informações por meio de uma interface única, garantindo a visibilidade da produção institucional. Dessa forma, o Portal de Periódicos Eletrônicos Científicos da UNICAMP (PPEC), congrega em única plataforma, a reunião dos periódicos editados e produzidos no âmbito da UNICAMP. Ele tem como objetivos principais garantir e apoiar na qualificação e visibilidade dos periódicos científicos vinculados aos institutos, faculdades, centros, núcleos de pesquisa e órgãos complementares, arbitrados por pares e institucionalmente ligados à UNICAMP de livre acesso. O projeto apresentado à Reitoria para que verificasse a viabilização de sua implantação foi aceito unanimemente pela administração da Universidade. Dessa forma, foi criada, por intermédio da Portaria GR-012/2014, o GT para a elaboração de procedimentos com a condição de selecionar esses periódicos para ingresso no PPEC. Como resultados, o PPEC é o único, Portal no Brasil a ser registrado no Centro Brasileiro do ISSN, assim como outros portais internacionais. O PPEC é considerado como um portal indexador restrito, pois permite a vinculação com o protocolo OAI-PMH, oferecendo mecanismos de busca e metadados padrão Dublin Core. Além disso, o PPEC atribui e valida o DOI para os artigos dos periódicos da UNICAMP, pois a mesma está afiliada à CrossRef/PILA, por meio da ABEC. A inauguração do PPEC ocorreu em 12/2015. Espera-se que o PPEC consolide-se em um modelo a ser seguido de organização da informação, de forma prática e simples. Sabemos que existem outros portais mais experientes e com mais tempo de existência, mas o que pretendemos aqui é ampliar esse quadro e destacar a possibilidade e importância de se ter um portal de periódicos eletrônicos, preocupado em permitir a visibilidade de sua produção científica em um suporte abrangente como os periódicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gildenir Carolino Santos, Universidade Estadual de Campinas

Gestor do Portal de Periódicos Eletrônicos Ciêntificos - Biblioteca Central César Lattes, Universidade Estadual de Campinas.

Downloads

Publicado

2016-10-27

Como Citar

SANTOS, G. C. Portal de Periódicos Eletrônicos Científicos da UNICAMP: uma significativa ferramenta na organização do conhecimento científico. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 4–4, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i6.8131. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8131. Acesso em: 3 out. 2022.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>