Banner Portal
Programa de gerenciamento de resíduos perigosos da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
PDF

Palavras-chave

Gerenciamento de resíduos. Resíduos perigosos. Gestão ambiental

Como Citar

COELHO, R. et al. Programa de gerenciamento de resíduos perigosos da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 93–93, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8114. Acesso em: 15 jun. 2024.

Resumo

Este trabalho apresenta o Programa de Gerenciamento de Resíduos Perigosos da Universidade Estadual da Campinas (UNICAMP). Encontram-se detalhadas não só as premissas do programa e seu histórico de implantação, mas também os resultados parciais obtidos. Iniciada a eliminação dos resíduos químicos passivo em 2006 e finalizado 2008 onde 100% do resíduo químico passível de incineração-destinação final foram eliminados. Foi realizado um levantamento extensivo do resíduo gerado de forma contínua e deu-se início às atividades de treinamento de pessoal, de reuso e reciclo de resíduo e ao estudo de alternativas de destinação final ambientalmente mais adequada para o resíduo gerado de forma contínua. Em paralelo está em andamento o treinamento e a formação dos facilitadores das unidades, através de curso em ambiente TelEduc, para nivelamentos dos conhecimentos sobre resíduos domésticos e perigosos e a elaboração do plano de gerenciamento de resíduos (PGR) para as unidades universitárias da UNICAMP. Como próxima etapa a conscientização e orientação na busca para a minimização da geração de resíduos químicos e construção do Entreposto de Resíduos para a UNICAMP.
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 R. Coelho, Jana Gomes de Almeida Lacerda, Carlos Fernando Salgueirosa de Andrade, Claudemir Natal Marcato Bocayuva, João Pedro Causo Neto, Rosangela Franco Coelho, Ana Lourdes Neves Gandara, Regina Clelia Da Costa Mesquita Micaroni, Alexandre Nunes Ponezi, V. L. G. Rehder, Maria Gineusa de Medeiros e Souza, Egle Novaes Teixeira, Edson Tomaz

Downloads

Não há dados estatísticos.