Banner Portal
Processo de avaliação de documentos nas unidades e órgãos da UNICAMP
PDF

Palavras-chave

Arquivo universitário. Arquivo permanente. Gestão de documentos.

Como Citar

FORTI, Maria Aparecida; SANTOS, Vera Lucia Nascimento dos; SILVA, Fabio Rodrigo Pinheiro da. Processo de avaliação de documentos nas unidades e órgãos da UNICAMP. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 90–90, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8107. Acesso em: 30 maio. 2024.

Resumo

Este trabalho apresenta a metodologia aplicada na avaliação de documentos nos arquivos das unidades e órgãos da universidade. O processo de avaliação de que trata este artigo consiste na determinação do ciclo de vida dos documentos, na fixação de prazo de guarda e em sua destinação final A avaliação documental tem como objetivo racionalizar e controlar a produção de documentos, normalizar o fluxo documental e preservar o patrimônio documental. Avaliar documentos é uma operação de muita responsabilidade para o arquivista, pois é em decorrência dela que os documentos são encaminhados para a guarda permanente ou para a eliminação. O trabalho prevê a implantação do processo de avaliação de documentos dentro da unidade/órgão, com nomeação de Comissão Setorial de Arquivos e elaboração de tabelas de temporalidade de documentos, instrumento de destinação aprovado por autoridade competente, que determina prazos e condições de guarda tendo em vista a transferência, recolhimento, descarte ou eliminação de documentos.
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Maria Aparecida Forti, Vera Lucia Nascimento dos Santos, Fabio Rodrigo Pinheiro da Silva

Downloads

Não há dados estatísticos.