Banner Portal
Parque Hermógenes de Freitas Leitão Filho: projeto parque amigo
PDF

Palavras-chave

Parque Hermógenes. Lagoa. Parque Amigo.

Como Citar

LACERDA, Jane Gomes de Almeida et al. Parque Hermógenes de Freitas Leitão Filho: projeto parque amigo. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 85–85, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8097. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

Este projeto nasceu da necessidade da PRDU tratar de maneira organizada e sistemática; após a inativação da estação elevatória de esgoto e construção do emissário, a questão que envolve o parque e a lagoa Chico Mendes relacionando os aspectos e impactos ambientais inerentes às nossas atividades de trabalho. O projeto tem como objetivo propor ações de revitalização do Parque Hermógenes de Freitas Leitão Filho. Para entendermos a situação do Parque Hermógenes foi necessário resgatar a sua história sendo que as terras do parque e as águas que margeiam até o ponto máximo de sua profundidade e que fazem limite com a Universidade nos pertencem de fato, mas a administração em si do parque é feita pelo Departamento de Limpeza Urbana da Prefeitura Municipal de Campinas. O projeto resgatou a parceria com a PMC, invocou parceiros internos e externos, foi feita uma oficina com estes parceiros e trabalhado a construção das seguintes etapas: conscientização, diagnóstico, verificação dos pontos de melhorias, estabelecimento e priorização de metas, elaboração e implantação do plano de ação, desenvolvimento e análise dos indicadores e monitoramento. Resultados até o momento: ecobatimetria da lagoa, planialtimetria do parque, inventário do mobiliário, levantamento da fauna e flora existente no local, várias ações de interação com a comunidade usuária (Dia de Parque Amigo), análise da água.

PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Jane Gomes de Almeida Lacerda, Dennis Baganha, Carlos Fernando Salgueirosa de Andrade, Christiane Chuffi, D. B. Neto, Dionete Aparecida Santin, Eleonora Zulnara Freire Zets, F. A. Silva, Janaina de Fátima Fontebasso, Jorge Yoshio Tamashiro, Jose Luiz Silveira, Maria Gineusa de Medeiros e Souza, Odair Aparecido Óleo, P. T. G. Dares, Regina Clélia da Costa Mesquita Miscarone, Sueli Yoshinaga Pereira

Downloads

Não há dados estatísticos.