Banner Portal
Sistema modular para edificações no campus Unicamp, com ênfase nos espaços abertos
PDF

Palavras-chave

Espaços abertos. Qualidade de vida. Campus universitário. Racionalização da construção. Edifícios institucionais

Como Citar

GARBOGGINI, Flávia Brito; SANTOS, Eduardo Jamal Francisco; DONADON, Edilene Teresinha; ROMERO, Gabriela Marques; BORÇATO, Henrique Lattes. Sistema modular para edificações no campus Unicamp, com ênfase nos espaços abertos. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 1, n. 3, p. 332–333, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8090. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

O objetivo deste trabalho é mostrar projeto de Sistema Modular para Edificações, em desenvolvimento pela equipe do NGPO, para o Campus Unicamp. Este sistema, além de atender necessidades essenciais da Universidade (tais como: racionalidade construtiva, energética, sustentabilidade, variedade de arranjos funcionais, diversidade de soluções estéticas e flexibilidade para adequações internas a novos usos, após a conclusão das obras), tem como foco incrementar a qualidade dos Espaços Abertos do Campus, gerados a partir da implantação desses novos edifícios, potencializando situações de integração e convivência da comunidade. Considerando que este sistema será implantado num campus já consolidado, onde os terrenos remanescentes possuem características das mais variadas – desde pequenas áreas confinadas entre prédios existentes, até áreas mais amplas, nas quadras novas – as peças componentes do sistema devem se articular com flexibilidade, adequando-se aos diversos formatos e tamanhos dos terrenos disponíveis, compondo desde conjuntos compactos até conjuntos mais extensos e expandidos. Levando em conta a necessidade de viabilização rápida de projetos e obras e as variadas demandas por espaço físico, na Universidade, optouse pelo Sistema Pré-fabricado em concreto, que é um sistema construtivo já em uso no Campus, que possibilita otimização de custos, redução de resíduos da construção civil, podendo-se contar com empresas especializadas de qualidade, no mercado local. O sistema é composto por sete tipos de módulos, que se articulam de forma a possibilitar uma infinidade de combinações, resultando em conjuntos de edifícios para variados fins.
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Flávia Brito Garboggini, Eduardo Jamal Francisco Santos, Edilene Teresinha Donadon, Gabriela Marques Romero, Henrique Lattes Borçato

Downloads

Não há dados estatísticos.