Resumo
Este trabalho descreve um sistema de iniciação ao estudo de instrumento de corda (violino-viola-violoncelo) – tomando como base disciplinar os dois tetracordes que formam a escala no modo maior. Como metodologia utilizamos o desenho da digitação em gráfico que utilizado junto ao pentagrama auxilia visualmente a identificação dos intervalos e memorização dos mesmos. O tetracorde inferior é idêntico ao superior nas escalas do modo maiores em nosso sistema musical. A digitalização das cordas quando iniciada a escala com corda solta ou primeiro dedo (indicador) torna igual os dois tetracordes em uma oitava. No modo maior o tetracorde inferior e superior (tom, tom, semitom) é sempre separado por tom um do outro. O estudo começa com todas as 20 notas naturais em Dó maior nas quatro cordas, primeiro com semibreve, mínimas e semínimas. O estudo das escalas e arpejos, que são a base de qualquer instrumento, começa pela 4ª corda, escala de Sol, 3ª corda Re e 2ª corda Si. A seguir (corda sol) La, Mi e Si maior. Segue preparação para as escalas iniciadas com o primeiro dedo na segunda posição, Do (2ª corda) Fá (3ª corda) e Sib (4ª corda). E assim terceira e demais posições, sempre procurando a referência dos dois tetracordes que formam nossas escalas. Depois de assimilado o modo maior, fica fácil a execução do modo menor. Em duas décadas de ensino desse sistema tem-se observado um desenvolvimento rápido e sólido dos alunos.
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Copyright (c) 2016 Alvaro Wagner Benedito Botechia Barbosa
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