Sistema de gerenciamento integrado de residuo sólido urbano do campus da cidade universitária “Zeferino Vaz”
DOI:
https://doi.org/10.20396/sinteses.v1i3.8088Palavras-chave:
Gerenciamento integrado. Resíduo sólido urbano. Coleta seletivaResumo
O resíduo sólido urbano provoca sérios danos ao ambiente e à saúde pública, quando sofre uma manipulação ou destinação inadequada. Seu gerenciamento de um modo integrado, busca a minimização na origem, no tratamento e no destino final, é de importância fundamental para a transformação do modelo atual de serviço público de limpeza urbana. O Sistema de Gerenciamento Integrado de Resíduo Sólido Urbano da Divisão de Meio Ambiente da UNICAMP, através de sua Seção de Coleta Diferenciada, efetua desde o ano de 2000 o gerenciamento dos Programas de Coleta Seletiva de Recicláveis, de Recuperação Energética de Resíduo de Madeira e de Lâmpadas Perigosas, efetuando a coleta, o acondicionamento e o descarte de maneira ambientalmente correta destes resíduos. A metodologia adotada foi a de trabalhar em parceria com as unidades e órgãos da Universidade, auxiliando-os na implantação de seus programas e posteriormente, efetuando a coleta, acondicionamento e destinação do resíduo segregado pelos órgãos e unidade. Em dez anos de atuação foram encaminhados para reciclagem 1.632 t de papel, papelão, plástico, vidro, ferro e metais; o que representa aproximadamente 10% de todo resíduo sólido urbano gerado pela universidade no mesmo período; 1.000 t de madeira foram encaminhadas para recuperação energética e 174.308 lâmpadas de mercúrio, vapores de sódio e mistas encaminhadas para serem recicladas. Este programa engloba em seu escopo, a política de minimização de resíduos dos 3R (Reduzir, Reutilizar e Reciclar), destacando importância desta iniciativa como forma de preservação ambiental, de melhoria das condições de saúde pública e da qualidade de vida.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-08-16
Como Citar
HENRIQUE, J. B. de C.; BEZERRA, J. Sistema de gerenciamento integrado de residuo sólido urbano do campus da cidade universitária “Zeferino Vaz”. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 1, n. 3, p. 279–280, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v1i3.8088. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8088. Acesso em: 9 fev. 2023.
Edição
Seção
Eixo 5 - Área de Desenvolvimento Humano e Qualidade de Vida
Licença
Copyright (c) 2016 José Benedito de Castro Henrique, Jorge Bezerra

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os trabalhos adotam a licença do Creative Commons.