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Sistema braille: a leitura e escrita para adultos com deficiência visual
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Palavras-chave

Deficiência visual. Ensino-aprendizagem. Braille

Como Citar

MENDES, F. A. G. Sistema braille: a leitura e escrita para adultos com deficiência visual. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 1, n. 3, p. 335–336, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8087. Acesso em: 4 mar. 2024.

Resumo

O processo de reabilitação de pessoas com cegueira ou baixa visão tem o objetivo de oferecer condições para que essas pessoas tenham o maior nível de autonomia e independência. O ensino-aprendizagem do Braille para pessoas com deficiência visual é um dos elementos para compor a totalidade dessa reabilitação global. O Braille é um sistema tátil, além de escrita, portanto, o tato é um fator importantíssimo na capacidade de leitura. Pessoas com cegueira ou baixa visão possuem características visuais e pessoais distintas. O objetivo desse trabalho é mostrar a importância da leitura e escrita — Sistema Braille, percebida por adultos com deficiência visual. A metodologia é estudo qualitativo, os dados obtidos foram por meio de entrevista semi-aberta direcionado aos aprendizes, e durante o processo de ensino-aprendizagem desse sistema foi realizado observações relevantes comentadas pelos mesmos, bem como relatos escritos por eles. Os sujeitos foram selecionados de um grupo, de um Programa de Reabilitação do CEPRE, e contou com 03 adultos do sexo masculino, sendo 02 com cegueira adquirida e 01 com baixa visão congênita. O estudo possibilitou concluir que a concepção e o interesse pela leitura do adulto com deficiência visual sofreram significativas mudanças. A partir do domínio do Sistema Braille pode se verificar a busca por novos títulos de livros pelo adulto com deficiência visual. Ressaltou-se assim, a importância da produção, do acervo e acessibilidade de livros em Braille.
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Copyright (c) 2016 Fátima Aparecida Gonçalves Mendes

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