Resumo
O processo de reabilitação de pessoas com cegueira ou baixa visão tem o objetivo de oferecer condições para que essas pessoas tenham o maior nível de autonomia e independência. O ensino-aprendizagem do Braille para pessoas com deficiência visual é um dos elementos para compor a totalidade dessa reabilitação global. O Braille é um sistema tátil, além de escrita, portanto, o tato é um fator importantíssimo na capacidade de leitura. Pessoas com cegueira ou baixa visão possuem características visuais e pessoais distintas. O objetivo desse trabalho é mostrar a importância da leitura e escrita — Sistema Braille, percebida por adultos com deficiência visual. A metodologia é estudo qualitativo, os dados obtidos foram por meio de entrevista semi-aberta direcionado aos aprendizes, e durante o processo de ensino-aprendizagem desse sistema foi realizado observações relevantes comentadas pelos mesmos, bem como relatos escritos por eles. Os sujeitos foram selecionados de um grupo, de um Programa de Reabilitação do CEPRE, e contou com 03 adultos do sexo masculino, sendo 02 com cegueira adquirida e 01 com baixa visão congênita. O estudo possibilitou concluir que a concepção e o interesse pela leitura do adulto com deficiência visual sofreram significativas mudanças. A partir do domínio do Sistema Braille pode se verificar a busca por novos títulos de livros pelo adulto com deficiência visual. Ressaltou-se assim, a importância da produção, do acervo e acessibilidade de livros em Braille.
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Copyright (c) 2016 Fátima Aparecida Gonçalves Mendes
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