"Salve vidas, lave suas mãos" dia mundial da lavagem das mãos: a experiência do hospital da mulher – CAISM/UNICAMP

Autores

  • Adilton Dorival Leite Universidade Estadual de Campinas
  • Roseli Calil Universidade Estadual de Campinas
  • Rosane F. G. Prado Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v1i3.8084

Palavras-chave:

Lavagem das mãos. Prevenção. Infecção hospitalar

Resumo

"Salve vidas, lave suas mãos" é o slogan do Dia Mundial da Lavagem das Mãos, que é comemorado no dia 5 de maio, em todo o mundo. A iniciativa é da Organização Mundial da Saúde (OMS), que mobiliza hospitais que desejam se engajar na campanha e reduzir as taxas de infecção hospitalar. O objetivo da campanha é sensibilizar profissionais de saúde, incentivar a prática de bons hábitos diários e reforçar a importância da lavagem das mãos como meio de prevenção de infecções, uma vez que as mãos são um dos principais veículos de transmissão de agentes causadores de doenças. De acordo com informações obtidas no site da OMS (www.who.int/gpsc/5may/en), em 2009, 3.860 hospitais em 109 países aderiram à campanha, sendo 77 no Brasil. O Hospital da Mulher – CAISM / UNICAMP aderiu à campanha de 2009 e realizou uma programação interna para sensibilizar os profissionais de saúde e toda a comunidade hospitalar. Com o intuito de aumentar a adesão dos profissionais às práticas de higienização das mãos, o Hospital da Mulher – CAISM divulgou amplamente o emprego dos "5 momentos para a higienização das mãos", através das seguintes ações: - Distribuição de materiais publicitários da ANVISA; - Exposição de placas de agar-agar colhidas de vários profissionais de serviços diversos antes e depois da higienização das mãos, no sentido de sensibilizar visualmente os interessados que puderam observar o crescimento de microorganismos antes e depois da higienização das mãos; - Realização de Palestras nos períodos da manhã, tarde e noite sobre o tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adilton Dorival Leite, Universidade Estadual de Campinas

UNICAMP

Roseli Calil, Universidade Estadual de Campinas

Possui doutorado em Pediatria pela Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp (2001). Médica Especialista Pediatria com Habilitação em Neonatologia (1992); Gerente de Risco no CAISM do Projeto da Rede Hospitais Sentinela / ANVISA (2003); Médica (1995); Presidente (2001) da Comissão de Controle de Infecão Hospitalar; Assistente Técnica de Direção (Período 2004-2015) da Diretoria Associada do Hospital da Mulher Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM); Assessora Técnica na Coordenação Geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) junto à Secretaria de Atenção à Saúde / Ministério da Saúde / Brasília - DF. Médica do Serviço de Neonatologia do Hospital Vera Cruz (1991).

Rosane F. G. Prado, Universidade Estadual de Campinas

UNICAMP

Downloads

Publicado

2016-08-16

Como Citar

LEITE, A. D.; CALIL, R.; PRADO, R. F. G. "Salve vidas, lave suas mãos" dia mundial da lavagem das mãos: a experiência do hospital da mulher – CAISM/UNICAMP. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 1, n. 3, p. 344–344, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v1i3.8084. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8084. Acesso em: 1 out. 2022.

Edição

Seção

Eixo 5 - Área de Desenvolvimento Humano e Qualidade de Vida

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>