Referencial para professores de educação infantil a bandinha rítmica, as canções brasileiras e a flauta doce como parceiras na iniciação musical infantil

Autores

  • Sonia Martins Lima Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v1i3.8077

Palavras-chave:

Batucar. Brincar. Inteligência múltipla. Infância. Brincadeira musical

Resumo

Os professores de educação infantil e fundamental tiveram excluída de seus currículos escolares a matéria música, tanto dos cursos secundários como dos superiores, tornando-se especialistas em educação infantil porém, a maioria destes leigos em música. Aprimorando as buscas por novos horizontes na educação e conforme Lei nº. 2732/08 do Senado, que aprova e torna obrigatório o ensino da música nas escolas do curso fundamental e médio, torna-se de suma importância a preparação de nossos professores e crianças para a nova era da educação. Sendo apresentado este problema, e com o intuito de atender a esta necessidade se fará uma publicação baseada em vivências nas escolas infantis da Unicamp. Trata-se de um referencial com aproximadamente cinquenta páginas com orientações técnicas de música acompanhado de cds com 144 músicas infantis inéditas para se trabalhar em classe infantil. Este trabalho contribuirá diretamente na formação cognitiva do indivíduo, por meio da banda rítmica infantil, canções e flauta doce, ótimas parceiras no processo de desenvolvimento das inteligências múltiplas da criança. A escola infantil não possui em sua ficha técnica vagas para professores de música. Será necessário verba para estagiários de licenciatura de música, confecção de apostilas, equipamentos, publicação do referencial, gravação dos cds em MP3, publicação on-line em português e inglês, o que fará com que tenhamos alcance nacional e internacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sonia Martins Lima, Universidade Estadual de Campinas

UNICAMP/DEDIC

Downloads

Publicado

2016-08-16

Como Citar

LIMA, S. M. Referencial para professores de educação infantil a bandinha rítmica, as canções brasileiras e a flauta doce como parceiras na iniciação musical infantil. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 1, n. 3, p. 319–319, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v1i3.8077. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8077. Acesso em: 30 nov. 2022.

Edição

Seção

Eixo 5 - Área de Desenvolvimento Humano e Qualidade de Vida