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Redução do consumo de copos descartáveis na sede administrativa da fundação de desenvolvimento da UNICAMP
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Palavras-chave

Meio-ambiente. Copo descartável. Responsabilidade social

Como Citar

COLLAÇO, Eda Lúcia Marçal; OLIVEIRA, Andréia Cristina. Redução do consumo de copos descartáveis na sede administrativa da fundação de desenvolvimento da UNICAMP. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 1, n. 3, p. 267–268, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8076. Acesso em: 15 out. 2024.

Resumo

A Fundação de Desenvolvimento da Unicamp – FUNCAMP, é uma fundação pública de direito privado, criada pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, em 1977, para dar apoio à Universidade. Sua sede administrativa conta com 401 colaboradores e consumia mensalmente, em média, 25.080 copos descartáveis. 80% dos copos eram utilizados para água. Em uma amostra de 50 colaboradores foi observado que apenas 4 utilizavam diariamente um único copo, os demais 46 os descartavam todo vez que um líquido era consumido (água, chá ou café). Em um primeiro momento foi discutido com a equipe responsável pelo Programa 5S a criação de uma campanha de sensibilização para utilização consciente. O objetivo seria incentivar os colaboradores a utilizarem diariamente apenas 1 copo. Se a campanha obtivesse sucesso, considerando que dos 25.080 copos, 20.064 eram utilizados para água, o consumo desses 20.064 cairia para 8.822. Assim, o consumo mensal total de copos passaria a ser de 13.838. Após análise dos números, observou-se que, apesar da provável redução ser significativa (55%), o consumo ainda seria alto, 13.838 copos/mês. Foi sugerida a substituição dos copos descartáveis por canecas de louça. Após campanha ampla de sensibilização que contou com cartazes, banners e apresentação do grupo de teatro da Fundação, todos colaboradores receberam canecas personalizadas. Deixaram de ser consumidos 111.800 copos, o que representou uma economia de R$ 1,6 mil. Foram alcançados resultados significativos e imensuráveis no que se refere ao consumo consciente, coleta seletiva e responsabilidade social
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Copyright (c) 2016 Eda Lúcia Marçal Collaço, Andréia Cristina Oliveira

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