Banner Portal
Programa de acompanhamento e desenvolvimento de patrulheiros da dga
PDF

Palavras-chave

Patrulheiros. Desenvolvimento. ECA

Como Citar

SOUZA, Maria Aparecida Quina; MIGUEL, Joseane dos Santos; SILVA, Giovanna Beraldo de Azambuja; MOTTA, Mariana Chiari. Programa de acompanhamento e desenvolvimento de patrulheiros da dga. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 1, n. 3, p. 352–352, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8062. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

O Desenvolvimento de Patrulheiros é um programa destinado aos patrulheiros da Diretoria Geral da Administração (DGA), coordenado pela equipe de psicologia da Assessoria de Desenvolvimento de Pessoal. Tem como proposta, desenvolver um trabalho de orientação pessoal e profissional que promova o desenvolvimento global desses adolescentes atendendo o disposto no capítulo V do Estatuto da Criança e do Adolescente, que trata do Direito à Profissionalização e à Proteção no Trabalho. Este programa teve início no ano de 1997 com a junção de todos os patrulheiros, totalizando 08 vagas, em uma única Área da DGA que foi a Área de Serviços Especializados/Expedição e Controle de Documentação. Esta iniciativa possibilitou o acompanhamento gerencial das atividades desempenhadas pelos adolescentes de forma a realizar orientação profissional mais adequada às suas necessidades. Isto possibilitou o rodízio de atividades gerando oportunidades de aprendizagens diferenciadas. A equipe de psicologia realiza atividades de desenvolvimento profissional em grupo e individual, com a periodicidade quinzenal, com a equipe de patrulheiros e com o gerente responsável. Foi disponibilizado ao grupo horário de estudo diário e oferecido lanche da tarde, uma vez que quase todos vão direto do trabalho para a escola. Os resultados alcançados com este trabalho ao longo dos anos têm sido percebidos no desenvolvimento profissional desses adolescentes ao final do contrato, que tem apresentado significativo grau de desempenho, interesse e iniciativa para continuar os estudos. Atualmente A DGA conta no seu quadro de estagiários com dois ex patrulheiros de segmento superior e um contrato por Convênio Funcamp.
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Maria Aparecida Quina Souza, Joseane dos Santos Miguel, Giovanna Beraldo de Azambuja Silva, Mariana Chiari Motta

Downloads

Não há dados estatísticos.