Produtos escolares de matéria prima reciclada, ações ambientais, com reflexos na melhoria da educação

Autores

  • José Maria Silva Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v1i3.8060

Palavras-chave:

Cidadania. Comunidade. Reciclagem

Resumo

Esse projeto avaliou a teoria de que o montante da matéria prima do item copos plásticos descartados gerados em uma comunidade, cinquenta por cento deste material é suficiente para se produzir todo material escolar, como canetas, réguas, esquadros, transferidores e pranchetas, atendendo a demanda dos alunos das escolas municipais e estaduais destas comunidades. O projeto aplicou e mediu a metodologia durante o período de 12 meses em dezesseis diferentes órgãos na Região Metropolitana de Campinas. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é demonstrar que através de ações organizadas, pode-se criar situações que causam danos socioambientais e que podem ser revertidas dentro da nossa área de atuação, resultando em benefício à comunidade. Os locais escolhidos para desenvolver o projeto foram:: Primeiro - à Faculdade de Engenharia Agrícola da Unicamp. Segundo- dez empresas da cidade de Jaguariúna. Terceiro – cinco escolas municipais da cidade de Pedreira. Foram coletados e quantificados os copos descartáveis utilizados, o total gerado somou 1020 kg., esse material esta armazenado em uma empresa de reciclagem, e com cinco por cento do total foram produzidas 10.000 canetas. O resultado desse projeto mostrou que ações simples, feitas no dia-a-dia, podem contribuir tanto para a melhoria da qualidade de vida no ambiente que vivemos, como também para motivar as pessoas a se engajarem em prol de objetivos comuns que resultem em benefícios à sociedade.

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Biografia do Autor

José Maria Silva, Universidade Estadual de Campinas

UNICAMP/Faculdade de Engenharia Agrícola

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Publicado

2016-08-16

Como Citar

SILVA, J. M. Produtos escolares de matéria prima reciclada, ações ambientais, com reflexos na melhoria da educação. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 1, n. 3, p. 297–298, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v1i3.8060. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8060. Acesso em: 6 out. 2022.

Edição

Seção

Eixo 5 - Área de Desenvolvimento Humano e Qualidade de Vida