Banner Portal
Política de assistência estudantil e o serviço social na UNICAMP
PDF

Palavras-chave

Assistência estudantil. Universidade. Cidadania

Como Citar

BARBOSA, E. C.; SIVIERO, T. R. S.; ZANETTE, P. C. G.; PALMEIRA, C. P.; FIGUEIREDO, M. S. I.; RAHME, M. A.; PEREIRA, S. M.; SILVA, S. R. Política de assistência estudantil e o serviço social na UNICAMP. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 1, n. 3, p. 273–274, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8058. Acesso em: 22 fev. 2024.

Resumo

O presente trabalho enfatiza a questão da Assistência Estudantil da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) como garantia de direito à Educação. De acordo com a Legislação brasileira, a Educação é concebida como direito fundamental, universal, inalienável e tem como finalidade a formação ampla. Nesse sentido a Universidade exerce um papel de cidadania e emancipação social. Partindo dessa análise o objetivo do trabalho foi identificar a assistência estudantil na UNICAMP prestada aos estudantes, considerando o seu perfil sócio econômico e os impactos do Programa Bolsa Trabalho na realidade desses estudantes. Com o intuito de identificarmos esses impactos, realizamos um estudo teórico e posteriormente entrevistas com os estudantes vinculados ao Programa. Mediante o estudo e análise do trabalho, a pesquisa nos mostrou alguns dados relevantes. Muitos jovens são oriundos de famílias que apresentam dificuldades econômicas e necessitam da Bolsa Trabalho para garantir a sua permanência na Universidade. Para esses alunos enfrentar o desafio de estudar é uma tarefa que exige comprometimento e determinação, pois constatamos em nossa pesquisa, que muitos desses jovens abrem mão do lazer e da convivência familiar, dedicando seu tempo em busca do conhecimento, o que mostra que a Universidade é um caminho escolhido para mudar a sua realidade e a Bolsa Trabalho é um meio que possibilita a sua permanência na Universidade, e contribui para o processo de transformação, socialização e amplia seu leque de cidadania, promovendo incentivo às oportunidades.
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Elaine Cristina Barbosa, Tania Regina Savassi Siviero, Patrícia Cilene Gilberte Zanette, Cibele Papa Palmeira, Mara Sundfeld Iaderozza Figueiredo, Márcia Anis Rahme, Sonia Maria Pereira, Sandra Regina Silva

Downloads

Não há dados estatísticos.