Banner Portal
Texto, o contexto e o exercício da cidadania
PDF

Palavras-chave

Produção de texto. Cidadania. Jornal.

Como Citar

LINS, E. C. Texto, o contexto e o exercício da cidadania. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 83–83, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i2.8054. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8054. Acesso em: 8 jun. 2023.

Resumo

Há diversos profissionais que atuam na Unicamp e em outros ambientes profissionais. Há um número grande de funcionários que são docentes, por exemplo, na rede pública estadual e em instituições de ensino superior da região. Neste outro espaço de atuação é possível levar experiências da vivência no ambiente Unicamp em seus projetos e ações de ensino e pesquisa e o sentido qualitativo da formação que marca nossa instituição. Tenho exercitado isso com alunos do EJA - Educação de Jovens e Adultos em uma escola pública ao incentivá-los a fazer da produção de texto uma melhor compreensão do contexto social em que vivem e, a partir desta compreensão, elaborarem ou participarem de processos da construção da cidadania. Desta forma, vários desses alunos enviam pequenos textos para colunas do leitor em jornais da cidade e da região, abordando temas de cidadania. Mais recentemente, tenho incentivado alunos concluintes do ensino médio a produzirem artigos mais densos, de opinião. Dentro desse contexto, já existe a publicação de textos mais trabalhados desses alunos no jornal Correio Popular, um dos mais importantes jornais do interior brasileiro.
https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i2.8054
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Edison Cardoso Lins

Downloads

Não há dados estatísticos.