Texto, o contexto e o exercício da cidadania

Autores

  • Edison Cardoso Lins Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i2.8054

Palavras-chave:

Produção de texto. Cidadania. Jornal.

Resumo

Há diversos profissionais que atuam na Unicamp e em outros ambientes profissionais. Há um número grande de funcionários que são docentes, por exemplo, na rede pública estadual e em instituições de ensino superior da região. Neste outro espaço de atuação é possível levar experiências da vivência no ambiente Unicamp em seus projetos e ações de ensino e pesquisa e o sentido qualitativo da formação que marca nossa instituição. Tenho exercitado isso com alunos do EJA - Educação de Jovens e Adultos em uma escola pública ao incentivá-los a fazer da produção de texto uma melhor compreensão do contexto social em que vivem e, a partir desta compreensão, elaborarem ou participarem de processos da construção da cidadania. Desta forma, vários desses alunos enviam pequenos textos para colunas do leitor em jornais da cidade e da região, abordando temas de cidadania. Mais recentemente, tenho incentivado alunos concluintes do ensino médio a produzirem artigos mais densos, de opinião. Dentro desse contexto, já existe a publicação de textos mais trabalhados desses alunos no jornal Correio Popular, um dos mais importantes jornais do interior brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edison Cardoso Lins, Universidade Estadual de Campinas

GGBS/UNICAMP

Downloads

Publicado

2016-09-12

Como Citar

LINS, E. C. Texto, o contexto e o exercício da cidadania. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 83–83, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i2.8054. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8054. Acesso em: 1 out. 2022.

Edição

Seção

Eixo 1 - Administração e Gestão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>