Pedagogia e arquitetura o diálogo necessário para a construção de uma nova creche de excelência para a UNICAMP

Autores

  • Roberta Rocha Borges Universidade Estadual de Campinas
  • Edilene Donadon Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v1i3.8047

Palavras-chave:

Pedagogia. Arquitetura. Creche

Resumo

A construção de uma nova creche para a UNICAMP aproximou duas áreas que parecem muito distantes, mas que, na verdade, estão próximas: a pedagogia e a arquitetura. Projetar espaços para crianças pequenas não é uma tarefa simples, é preciso dominar conhecimentos aprofundados do desenvolvimento físico, social, afetivo e cognitivo dessa fase, o que cabe à pedagogia; bem como elementos teóricos de uma arquitetura moderna, papel da arquitetura. E é neste sentido que se faz necessário o diálogo entre a pedagogia e arquitetura, objetivando projetar um ambiente físico propício ao crescimento da criança pequena, em todos os aspectos. Assim, ela terá a oportunidade de desenvolver-se em um ambiente rico em aprendizagem, tão necessária nesse período de vida do ser humano. O presente trabalho pretende apresentar o projeto inicial desenvolvido por essas duas áreas: a pedagogia e a arquitetura, para a construção de uma nova creche que reflete tal diálogo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberta Rocha Borges, Universidade Estadual de Campinas

UNICAMP

Edilene Donadon, Universidade Estadual de Campinas

UNICAMP/DGRH

Downloads

Publicado

2016-08-16

Como Citar

BORGES, R. R.; DONADON, E. Pedagogia e arquitetura o diálogo necessário para a construção de uma nova creche de excelência para a UNICAMP. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 1, n. 3, p. 395–396, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v1i3.8047. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8047. Acesso em: 6 out. 2022.

Edição

Seção

Eixo 5 - Área de Desenvolvimento Humano e Qualidade de Vida

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)