Banner Portal
Obtenção e quantificação de óleos essenciais de Thymus vulgaris E Ocimum gratissimum pelos métodos de extração por arraste a vapor e hidrodestilação de bancada
PDF

Palavras-chave

Tomilho. Alfavacão. Óleo essencial. Rendimento. Extração

Como Citar

ALVES, Marcos Nopper; ALBUQUERQUE, Caio; PEREIRA JÚNIOR, Benício; RABONATO, Aline Cristina. Obtenção e quantificação de óleos essenciais de Thymus vulgaris E Ocimum gratissimum pelos métodos de extração por arraste a vapor e hidrodestilação de bancada. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 1, n. 3, p. 292–292, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8029. Acesso em: 19 jul. 2024.

Resumo

O Ocimum gratissimum L., conhecido popularmente por alfavacão, pertence à família Lamiaceae. Possui propriedades antifúngica, antibacteriana, antidiarréica, hipoglicemiante e antiinflamatória. A composição do óleo essencial de alfavacão tem sido objeto de intensa investigação devido ao eugenol, componente majoritário que tem se tornado importante fonte comercial. O Thymus vulgaris, mais comumente chamado de tomilho, é uma planta condimentar, aromática e medicinal. Esta planta também é utilizada na indústria de perfumes e como aromatizante natural de licores. O timol, componente de seu óleo essencial, é importante ingrediente de cremes dentais. Contudo, é tradicionalmente utilizado na medicina popular como adstringente, expectorante, digestivo, antiespasmódico, antitussígeno, antisséptico e antifúngico. As folhas de tomilho e alfavacão, cultivadas sob mesmas condições edafoclimáticas, foram coletadas e extraídas ainda frescas no período na manhã em dois métodos de obtenção de óleo essencial: à destilação por arraste a vapor e hidrodestilação de bancada.. O rendimento médio em óleo essencial pelo método de arraste a vapor para as espécies de alfavacão e tomilho foram, respectivamente 0,25% e 0,16%. Para a extração por hidrodestilação de bancada, obteve-se o rendimento médio de 0,21% e 0,18%.
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Marcos Nopper Alves, Caio Albuquerque, Benício Pereira Júnior, Aline Cristina Rabonato

Downloads

Não há dados estatísticos.