Obtenção e quantificação de óleos essenciais de Thymus vulgaris E Ocimum gratissimum pelos métodos de extração por arraste a vapor e hidrodestilação de bancada

Autores

  • Marcos Nopper Alves Universidade Estadual de Campinas
  • Caio Albuquerque Universidade Estadual de Campinas
  • Benício Pereira Júnior Universidade Estadual de Campinas
  • Aline Cristina Rabonato Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v1i3.8029

Palavras-chave:

Tomilho. Alfavacão. Óleo essencial. Rendimento. Extração

Resumo

O Ocimum gratissimum L., conhecido popularmente por alfavacão, pertence à família Lamiaceae. Possui propriedades antifúngica, antibacteriana, antidiarréica, hipoglicemiante e antiinflamatória. A composição do óleo essencial de alfavacão tem sido objeto de intensa investigação devido ao eugenol, componente majoritário que tem se tornado importante fonte comercial. O Thymus vulgaris, mais comumente chamado de tomilho, é uma planta condimentar, aromática e medicinal. Esta planta também é utilizada na indústria de perfumes e como aromatizante natural de licores. O timol, componente de seu óleo essencial, é importante ingrediente de cremes dentais. Contudo, é tradicionalmente utilizado na medicina popular como adstringente, expectorante, digestivo, antiespasmódico, antitussígeno, antisséptico e antifúngico. As folhas de tomilho e alfavacão, cultivadas sob mesmas condições edafoclimáticas, foram coletadas e extraídas ainda frescas no período na manhã em dois métodos de obtenção de óleo essencial: à destilação por arraste a vapor e hidrodestilação de bancada.. O rendimento médio em óleo essencial pelo método de arraste a vapor para as espécies de alfavacão e tomilho foram, respectivamente 0,25% e 0,16%. Para a extração por hidrodestilação de bancada, obteve-se o rendimento médio de 0,21% e 0,18%.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Nopper Alves, Universidade Estadual de Campinas

UNICAMP/Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas – CPQBA

Caio Albuquerque, Universidade Estadual de Campinas

UNICAMP/Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas – CPQBA

Benício Pereira Júnior, Universidade Estadual de Campinas

UNICAMP/Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas – CPQBA

Aline Cristina Rabonato, Universidade Estadual de Campinas

UNICAMP/Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas – CPQBA

Downloads

Publicado

2016-08-16

Como Citar

ALVES, M. N.; ALBUQUERQUE, C.; PEREIRA JÚNIOR, B.; RABONATO, A. C. Obtenção e quantificação de óleos essenciais de Thymus vulgaris E Ocimum gratissimum pelos métodos de extração por arraste a vapor e hidrodestilação de bancada. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 1, n. 3, p. 292–292, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v1i3.8029. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8029. Acesso em: 1 out. 2022.

Edição

Seção

Eixo 5 - Área de Desenvolvimento Humano e Qualidade de Vida