Importância da mensuração do custo do atestado de sanidade de animais de laboratório do centro multidisciplinar para investigação biológica da universidade estadual de campinas

Autores

  • Marisa Mendes Mencarelli Universidade Estadual de Campinas
  • Rovilson Gilioli Universidade Estadual de Campinas
  • Armando Ferreira Lima Filho Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i2.8024

Palavras-chave:

Animais de laboratório

Resumo

Os animais, para uso em laboratório, são hoje considerados reagentes biológicos e devem possuir qualidades genética e sanitária, sendo este resultado dos controles parasitológico, virológico e bacteriológico necessários para a produção de pesquisa, e ensino, bem como a de fármacos, vacinas e outros e seus respectivos testes. Na produção de animais com qualidade, diversas seções estão envolvidas, assim como atividades, rotinas, conhecimentos específicos, infra-estrutura e equipamentos. A preocupação com o custo de qualquer produto ou serviço pode estar ligada a diferentes aspectos como: apuração e controle de gastos; fixação de preços; apuração de resultado; e gestão da organização. No caso da produção dos animais de laboratório de uma autarquia, parte do recurso é proveniente de arrecadação de impostos repassados pelo Governo às Universidades públicas. É evidente a tendência declinante da arrecadação dos impostos que constituem a referência para o repasse dos recursos públicos. A mensuração do custo da certificação da saúde de animais de laboratório é necessária, visando à cobrança dos serviços, à compensação da escassez de recursos orçamentários e à manutenção da atividade do Laboratório de Controle da Saúde Animal. Foi utilizado o método de custeio por absorção, que é aceito pelo Fisco, pela auditoria externa e é derivado da aplicação dos princípios de contabilidade consagrados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marisa Mendes Mencarelli, Universidade Estadual de Campinas

CEMIB/UNICAMP

Rovilson Gilioli, Universidade Estadual de Campinas

CEMIB/UNICAMP

Armando Ferreira Lima Filho, Universidade Estadual de Campinas

CEMIB/UNICAMP

Downloads

Publicado

2016-09-12

Como Citar

MENCARELLI, M. M.; GILIOLI, R.; LIMA FILHO, A. F. Importância da mensuração do custo do atestado de sanidade de animais de laboratório do centro multidisciplinar para investigação biológica da universidade estadual de campinas. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 74–74, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i2.8024. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8024. Acesso em: 1 out. 2022.

Edição

Seção

Eixo 1 - Administração e Gestão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >> 

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.