O atendimento social como benefício espontâneo

Autores

  • Selma Aparecida Silva Cesário Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v1i3.8015

Palavras-chave:

Serviço social. Benefícios. Ações sociais

Resumo

O Serviço Social tem por missão atuar como instância promotora de ações destinadas a complementar o esforço do indivíduo na superação de dificuldades emergenciais de saúde, de inserção e risco social e, violação de direitos. As ações sociais aos funcionários da Unicamp/Funcamp compreendem: Atuação Sócio-Assistencial: Acolher, encaminhar, prestar orientações sociais, realizar estudo sócio-econômico e definir concessão de benefícios eventuais,emergenciais; intermediar negociações com instituições financeiras e fornecer orientações orçamentárias; intermediar internações em clínicas especializadas no tratamento a dependência química e, acompanhar o tratamento. Atuação Psicossocial: Auxiliar a DGRH/DPD nos acompanhamentos psicoprofissionais; realizar visita domiciliar; prestar atendimento e orientações. Apoio aos funcionários com uso abusivo de álcool e droga: Desenvolver capacitações aos técnicos que trabalham na área; mediar custeio de tratamentos junto às clínicas parceiras; orientar família e chefias e, acompanhar tratamento. Auxílio Alimentação: Obedece a Deliberação CONSU A-04 de 08/06/2009 e tem como foco de ação operacionalizar a concessão de benefícios; atualizar banco de dados; identificar contemplados; entregar cartões; contatar fornecedores entre outras ações. Atuação Sócioeducativa: Apoiar em casos de abuso de tabaco; incentivar abandono ao vício, visando a melhoria da qualidade de vida e a prevenção de doenças pelo consumo. Programa de Planejamento Orçamentário: Prevenir o endividamento mediante orientação ao consumo e organização orçamentária. Programa de Ampliação da Renda Familiar: Propiciar aos funcionários e familiares a possibilidade de obtenção de ganhos que venha complementar o orçamento familiar de forma a melhorar a qualidade de vida e resgatar a cidadania. Ações: Banco de oportunidades através de cadastro onde as pessoas oferecem seus trabalhos e capacitações para o primeiro emprego.

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Biografia do Autor

Selma Aparecida Silva Cesário, Universidade Estadual de Campinas

UNICAMP/GR/GGBS

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Publicado

2016-08-16

Como Citar

CESÁRIO, S. A. S. O atendimento social como benefício espontâneo. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 1, n. 3, p. 322–323, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v1i3.8015. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8015. Acesso em: 7 out. 2022.

Edição

Seção

Eixo 5 - Área de Desenvolvimento Humano e Qualidade de Vida

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