Banner Portal
Histórico de enfermagem pediátrica: teste, avaliação e propostas de mudanças no serviço de enfermagem pediátrica do hospital de clínicas da unicamp
PDF

Palavras-chave

Processos de enfermagem. Cuidados de enfermagem. Enfermagem pediátrica.

Como Citar

MELO, Luciana de Lione; SILVEIRA, Valeria do Amaral; PAOLIS, Maria Isabel Melo. Histórico de enfermagem pediátrica: teste, avaliação e propostas de mudanças no serviço de enfermagem pediátrica do hospital de clínicas da unicamp. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 71–71, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8010. Acesso em: 22 jun. 2024.

Resumo

A Resolução do Conselho Federal de Enfermagem - COFEN 272/2002, dispõe sobre a implantação do Processo de Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) nas unidades de saúde considerando que a SAE é fator essencial para melhora da qualidade da assistência de enfermagem (Brasil, 2002A). A SAE compreende as etapas de Coleta de Dados (Entrevista e Exame Físico), Diagnóstico de Enfermagem, Plano de Ação de Cuidados (Prescrição e Metas) e Evolução (Avaliação). Este estudo teve como objetivo, testar e avaliar um instrumento de Coleta de Dados (Histórico de Enfermagem- Entrevista e Exame Físico) na Enfermaria de Pediatria e Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica do HC-UNICAMP. O histórico de enfermagem pediátrica foi testado por um período de 30 dias, no mês de agosto de 2005 e avaliado pelos enfermeiros do setor. Os resultados mostraram que 37% dos enfermeiros o fizeram, destacando que havia no momento do teste apenas 1% afastados por férias, licença-gestante e licença-saúde. Quanto ao conteúdo do histórico de enfermagem pediátrica, 55% dos enfermeiros avaliaram-no como um bom conteúdo e apenas 1% como ruim. O tempo gasto para sua realização variou de 50 a 60 minutos, o que 58% dos enfermeiros consideraram inadequado, embora 65% tenham afirmado que o histórico de enfermagem colaborou para detecção imediata dos problemas de enfermagem, além de facilitar no estabelecimento da prescrição de enfermagem.
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Luciana de Lione Melo, Valeria do Amaral Silveira, Maria Isabel Melo Paolis

Downloads

Não há dados estatísticos.