Lendo letras e imagens: pedagogia da leitura

Autores

  • Maria Solange Pereira Ribeiro Universidade Estadual de Campinas
  • Rose Meire Silva Universidade Estadual de Campinas
  • Sandra Maria Moura Universidade Estadual de Campinas
  • Valéria dos Santos M. Gouveia Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v1i3.8009

Palavras-chave:

Leitura. Biblioteca. Formação profissional

Resumo

Lendo Letras e Imagens: pedagogia da leitura é um projeto que teve inicio em janeiro de 2006 com o objetivo de desenvolver um espaço dentro da biblioteca empenhado no crescimento harmônico da leitura dos colaboradores, tanto no universo coletivo do grupo, quanto no campo profissional e intelectual de cada um. A leitura é um imperativo para o desenvolvimento intelectual e profissional, pois além de desenvolver o espírito crítico, melhora o vocabulário e a capacidade de se expressar, de relacionar idéias na percepção dialética do cotidiano. Atualmente, não basta concluir a formação escolar mesmo que esta se estenda à etapa universitária. O ritmo da ciência e da tecnologia é tão veloz que as novidades mais recentes já envelheceram no dia seguinte. Para o professor Richard Bamberger, “ler é a tarefa do futuro, quando as pessoas necessitarão de uma espécie de auto-educação permanente, ou seja, deverão promover a pesquisa, a reflexão, o crescimento intelectual por conta própria”.O trabalho é desenvolvido com leituras de imagens através de filmes, textos literários para discussões e com convidados, profissionais de outras áreas, suscitando o despertar de idéias, posições, comentários que oportunizam a participação das pessoas de forma descontraída e sem obrigações, mas pelo desejo de participar e contribuir com seus comentários. Aos poucos o Lendo Letras e Imagens, se firmou como uma atividade cultural e conta hoje com mais credibilidade, pois tem sido um instrumento participativo do gerenciamento de recursos humanos, aproximando colaboradores e dando oportunidade para troca de conhecimento em um espaço democrático.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Solange Pereira Ribeiro, Universidade Estadual de Campinas

UNICAMP/BCCL/BAE

Rose Meire Silva, Universidade Estadual de Campinas

UNICAMP/BCCL/BAE

Sandra Maria Moura, Universidade Estadual de Campinas

UNICAMP/BCCL/BAE

Valéria dos Santos M. Gouveia, Universidade Estadual de Campinas

UNICAMP/BCCL/BAE

Downloads

Publicado

2016-08-16

Como Citar

RIBEIRO, M. S. P.; SILVA, R. M.; MOURA, S. M.; GOUVEIA, V. dos S. M. Lendo letras e imagens: pedagogia da leitura. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 1, n. 3, p. 302–303, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v1i3.8009. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8009. Acesso em: 6 out. 2022.

Edição

Seção

Eixo 5 - Área de Desenvolvimento Humano e Qualidade de Vida