Banner Portal
Lendo letras e imagens: pedagogia da leitura
PDF

Palavras-chave

Leitura. Biblioteca. Formação profissional

Como Citar

RIBEIRO, Maria Solange Pereira; SILVA, Rose Meire; MOURA, Sandra Maria; GOUVEIA, Valéria dos Santos M. Lendo letras e imagens: pedagogia da leitura. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 1, n. 3, p. 302–303, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8009. Acesso em: 15 jul. 2024.

Resumo

Lendo Letras e Imagens: pedagogia da leitura é um projeto que teve inicio em janeiro de 2006 com o objetivo de desenvolver um espaço dentro da biblioteca empenhado no crescimento harmônico da leitura dos colaboradores, tanto no universo coletivo do grupo, quanto no campo profissional e intelectual de cada um. A leitura é um imperativo para o desenvolvimento intelectual e profissional, pois além de desenvolver o espírito crítico, melhora o vocabulário e a capacidade de se expressar, de relacionar idéias na percepção dialética do cotidiano. Atualmente, não basta concluir a formação escolar mesmo que esta se estenda à etapa universitária. O ritmo da ciência e da tecnologia é tão veloz que as novidades mais recentes já envelheceram no dia seguinte. Para o professor Richard Bamberger, “ler é a tarefa do futuro, quando as pessoas necessitarão de uma espécie de auto-educação permanente, ou seja, deverão promover a pesquisa, a reflexão, o crescimento intelectual por conta própria”.O trabalho é desenvolvido com leituras de imagens através de filmes, textos literários para discussões e com convidados, profissionais de outras áreas, suscitando o despertar de idéias, posições, comentários que oportunizam a participação das pessoas de forma descontraída e sem obrigações, mas pelo desejo de participar e contribuir com seus comentários. Aos poucos o Lendo Letras e Imagens, se firmou como uma atividade cultural e conta hoje com mais credibilidade, pois tem sido um instrumento participativo do gerenciamento de recursos humanos, aproximando colaboradores e dando oportunidade para troca de conhecimento em um espaço democrático.
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Maria Solange Pereira Ribeiro, Rose Meire Silva, Sandra Maria Moura, Valéria dos Santos M. Gouveia

Downloads

Não há dados estatísticos.