Banner Portal
Implantação de um plano de gerenciamento de resíduos grupo d no CPQBA – UNICAMP
PDF

Palavras-chave

Gerenciamento de resíduos. Coleta seletiva. Reciclagem. Destinação final

Como Citar

BOAVENTURA JÚNIOR, Sinésio; OLIVEIRA, Adriana da Silva Santos; RODRIGUES, Rodney Alexandre Ferreira; PONEZI, Alexandre Nunes. Implantação de um plano de gerenciamento de resíduos grupo d no CPQBA – UNICAMP. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 1, n. 3, p. 305–305, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8000. Acesso em: 15 jul. 2024.

Resumo

Em 2008 implantou-se no CPQBA um plano de coleta e segregação de materiais passíveis de reciclagem, com os seguintes objetivos: Obter um manejo ambientalmente adequado destes resíduos; incentivar a minimização dos mesmos, através da aplicação dos 3R’s – reduzir, reutilizar e reciclar; incentivar uma nova visão relativa aos problemas ambientais de trabalho, conscientizando alunos e servidores da Instituição. Após a divulgação do plano os colaboradores do CPQBA passaram a se preocupar com a segregação destes resíduos, estocando-os em recipientes de cores padrões em área externa coberta e fechada. Foram coletados, segregados e quantificados os diferentes materiais. A etapa de quantificação forneceu dados para que algumas ações fossem executadas: substituição de copos plásticos descartáveis por canecas individuais; substituição do papel branco pelo papel reciclável na impressão, reaproveitamento de papéis já utilizados e uso de caixas coletoras exclusivas para descarte de impressos, envelopes, cartões, xerox, revistas e jornais nos laboratórios; reutilização dos frascos de vidro de solventes. Observou-se uma redução de 5% na geração de papel, 27% na geração de vidros e 20% no consumo de copos plásticos descartáveis. Os materiais do abrigo externo são recolhidos por um programa da Prefeitura de Paulínia. As pilhas e baterias são encaminhadas às empresas licenciadas para destinação final. O plano teve uma boa aceitação junto aos alunos e servidores do CPQBA, podendo ser aplicado em outros locais, frente à necessidade de se reduzir o impacto ambiental associado à geração e destinação desta classe de resíduos.
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Sinésio Boaventura Júnior, Adriana da Silva Santos Oliveira, Rodney Alexandre Ferreira Rodrigues, Alexandre Nunes Ponezi

Downloads

Não há dados estatísticos.