Futebol society na comunidade da vila Brandina, atitudes na conquista da auto-estima e da qualidade de vida através do trabalho voluntário

Autores

  • Daniela Baracat Samara Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v1i3.7997

Palavras-chave:

Voluntário. Comunidade. Futebol. Qualidade de vida

Resumo

: Segundo definição das Nações Unidas, o voluntário é o jovem ou o adulto que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social, ou outros campos. O trabalho voluntário é aquele oferecido visando crescimento e melhoria, porém, sem remuneração ou qualquer vínculo empregatício. Entretanto, o trabalho voluntário vai muito além a essas definições pragmáticas. É a manifestação do amor, compaixão e solidariedade em forma de ação. Esse trabalho desenvolvido, com o apoio de familiares e amigos, dentro da comunidade da Vila Brandina, teve como objetivo fornecer melhores condições para a prática de futebol society: uniformes completos, chuteiras, bolas e redes novos. Foram realizadas também reuniões para conscientização das crianças e pais sobre comportamentos dentro e fora do campo, ressaltando a obrigatoriedade de frequentar a escola EEPG Prof. Adalberto Medaljon. Em sequência foi realizada palestra sobre saúde bucal. Alguns projetos ainda estão sendo preparados, tais como orientações sobre lixo reciclado e preservação do meio ambiente.Com essa proposta, conseguimos atender um grupo de 70 meninos, que relatam, inclusive em uma reportagem do jornal Correio Popular, a satisfação e auto estima renovados com a aquisição de novos materiais e motivação.Atitudes simples como essa, visam melhorar a qualidade de vida de pessoas e comunidades carentes, e fazem do voluntário alguém que acredita que pequenas ações estão ao alcance de todos, com a enorme satisfação de ajudar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Baracat Samara, Universidade Estadual de Campinas

UNICAMP/Serviço de Odontologia do Hospital de Clínicas

Downloads

Publicado

2016-08-16

Como Citar

SAMARA, D. B. Futebol society na comunidade da vila Brandina, atitudes na conquista da auto-estima e da qualidade de vida através do trabalho voluntário. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 1, n. 3, p. 339–340, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v1i3.7997. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7997. Acesso em: 6 out. 2022.

Edição

Seção

Eixo 5 - Área de Desenvolvimento Humano e Qualidade de Vida

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)