Banner Portal
Futebol society na comunidade da vila Brandina, atitudes na conquista da auto-estima e da qualidade de vida através do trabalho voluntário
PDF

Palavras-chave

Voluntário. Comunidade. Futebol. Qualidade de vida

Como Citar

SAMARA, Daniela Baracat. Futebol society na comunidade da vila Brandina, atitudes na conquista da auto-estima e da qualidade de vida através do trabalho voluntário. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 1, n. 3, p. 339–340, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7997. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

: Segundo definição das Nações Unidas, o voluntário é o jovem ou o adulto que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social, ou outros campos. O trabalho voluntário é aquele oferecido visando crescimento e melhoria, porém, sem remuneração ou qualquer vínculo empregatício. Entretanto, o trabalho voluntário vai muito além a essas definições pragmáticas. É a manifestação do amor, compaixão e solidariedade em forma de ação. Esse trabalho desenvolvido, com o apoio de familiares e amigos, dentro da comunidade da Vila Brandina, teve como objetivo fornecer melhores condições para a prática de futebol society: uniformes completos, chuteiras, bolas e redes novos. Foram realizadas também reuniões para conscientização das crianças e pais sobre comportamentos dentro e fora do campo, ressaltando a obrigatoriedade de frequentar a escola EEPG Prof. Adalberto Medaljon. Em sequência foi realizada palestra sobre saúde bucal. Alguns projetos ainda estão sendo preparados, tais como orientações sobre lixo reciclado e preservação do meio ambiente.Com essa proposta, conseguimos atender um grupo de 70 meninos, que relatam, inclusive em uma reportagem do jornal Correio Popular, a satisfação e auto estima renovados com a aquisição de novos materiais e motivação.Atitudes simples como essa, visam melhorar a qualidade de vida de pessoas e comunidades carentes, e fazem do voluntário alguém que acredita que pequenas ações estão ao alcance de todos, com a enorme satisfação de ajudar.
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Daniela Baracat Samara

Downloads

Não há dados estatísticos.