Banner Portal
Adesão do enfermeiro ao histórico de enfermagem fundamentado na north american nursing diagnosis association - nanda: fase três da reestruturação do processo de enfermagem no serviço de enfermagem pediátrica do hospital de clínicas da unicamp
PDF

Palavras-chave

Processos de enfermagem. Auditoria de enfermagem. Enfermagem pediátrica

Como Citar

MELO, L. de L.; PAOLIS, M. I. de M.; SILVEIRA, V. do A.; QUIRINO, T. C. Adesão do enfermeiro ao histórico de enfermagem fundamentado na north american nursing diagnosis association - nanda: fase três da reestruturação do processo de enfermagem no serviço de enfermagem pediátrica do hospital de clínicas da unicamp. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 50–50, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7991. Acesso em: 28 fev. 2024.

Resumo

O Serviço de Enfermagem Pediátrica (SEP) é responsável pelo atendimento de enfermagem às crianças e adolescentes internados na Unidade de Internação Pediátrica do Hospital das Clínicas da UNICAMP e utiliza a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) como direcionador de suas ações, conforme Resolução 272/2002 do Conselho Federal de Enfermagem. A partir de novembro de 2004, o SEP iniciou, apoiado pelos departamentos de enfermagem (DENF) do HC e da FCM – Unicamp, a reestruturação do seu processo de enfermagem. Este estudo está relacionado à fase três da reestruturação e teve por finalidade mensurar a adesão dos enfermeiros do SEP ao preenchimento do Histórico de Enfermagem, através de ação auditorial, que ocorreu de maio a novembro de 2006. Os resultados mostraram que, nos meses já referidos, houve uma média de ocupação de 74% dos leitos pediátricos e a presença do histórico de enfermagem no prontuário da criança/adolescente foi constatada em 24,1% destes, sendo que, a partir do início das atividades teórico-práticas da disciplina Assistência de Enfermagem na Saúde da Criança e do Adolescente II, do curso de Graduação em Enfermagem do DENF- FCM – Unicamp, a taxa de preenchimento elevou-se para 56%. Os resultados mostram que toda mudança necessita de um determinado período para ser incorporada, além de um estímulo constante no que diz respeito à importância de um cuidado de enfermagem sistematizado.
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Luciana de Lione Melo, Maria Isabel de Melo Paolis, Valeria do Amaral Silveira, T. C. Quirino

Downloads

Não há dados estatísticos.