Adesão do enfermeiro ao histórico de enfermagem fundamentado na north american nursing diagnosis association - nanda: fase três da reestruturação do processo de enfermagem no serviço de enfermagem pediátrica do hospital de clínicas da unicamp

Autores

  • Luciana de Lione Melo Universidade Estadual de Campinas
  • Maria Isabel de Melo Paolis Universidade Estadual de Campinas
  • Valeria do Amaral Silveira Universidade Estadual de Campinas
  • T. C. Quirino Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i2.7991

Palavras-chave:

Processos de enfermagem. Auditoria de enfermagem. Enfermagem pediátrica

Resumo

O Serviço de Enfermagem Pediátrica (SEP) é responsável pelo atendimento de enfermagem às crianças e adolescentes internados na Unidade de Internação Pediátrica do Hospital das Clínicas da UNICAMP e utiliza a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) como direcionador de suas ações, conforme Resolução 272/2002 do Conselho Federal de Enfermagem. A partir de novembro de 2004, o SEP iniciou, apoiado pelos departamentos de enfermagem (DENF) do HC e da FCM – Unicamp, a reestruturação do seu processo de enfermagem. Este estudo está relacionado à fase três da reestruturação e teve por finalidade mensurar a adesão dos enfermeiros do SEP ao preenchimento do Histórico de Enfermagem, através de ação auditorial, que ocorreu de maio a novembro de 2006. Os resultados mostraram que, nos meses já referidos, houve uma média de ocupação de 74% dos leitos pediátricos e a presença do histórico de enfermagem no prontuário da criança/adolescente foi constatada em 24,1% destes, sendo que, a partir do início das atividades teórico-práticas da disciplina Assistência de Enfermagem na Saúde da Criança e do Adolescente II, do curso de Graduação em Enfermagem do DENF- FCM – Unicamp, a taxa de preenchimento elevou-se para 56%. Os resultados mostram que toda mudança necessita de um determinado período para ser incorporada, além de um estímulo constante no que diz respeito à importância de um cuidado de enfermagem sistematizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana de Lione Melo, Universidade Estadual de Campinas

FCM/UNICAMP

Maria Isabel de Melo Paolis, Universidade Estadual de Campinas

HC/UNICAMP

Valeria do Amaral Silveira, Universidade Estadual de Campinas

HC/UNICAMP

T. C. Quirino, Universidade Estadual de Campinas

HC/UNICAMP

Downloads

Publicado

2016-09-12

Como Citar

MELO, L. de L.; PAOLIS, M. I. de M.; SILVEIRA, V. do A.; QUIRINO, T. C. Adesão do enfermeiro ao histórico de enfermagem fundamentado na north american nursing diagnosis association - nanda: fase três da reestruturação do processo de enfermagem no serviço de enfermagem pediátrica do hospital de clínicas da unicamp. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 50–50, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i2.7991. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7991. Acesso em: 27 set. 2022.

Edição

Seção

Eixo 1 - Administração e Gestão