Banner Portal
Estagiários do curso técnico de enfermagem do COTUCA/UNICAMP
PDF

Palavras-chave

Centro cirúrgico. Estágio. Mercado de trabalho

Como Citar

OTTORINO, Rosangela Ferreira; SANTOS, Cleonice Maria de Jesus; BONIFÁCIO, Arlete Ribeiro; SARTORI, Miria; CARVALHO, Ana Maria. Estagiários do curso técnico de enfermagem do COTUCA/UNICAMP. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 1, n. 3, p. 222–223, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7983. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

O objetivo deste trabalho é descrever a rotina do estágio com os alunos num centro cirúrgico na Universidade Estadual de Campinas. Nesse campo aprendem sobre esterilização, acondicionamento dos materiais e instrumentais, circulação em sala cirúrgica e preparo dos carrinhos de cirurgia. Estes alunos são distribuídos em duplas nas 12 salas de rotina ou nas quatro salas de emergência, onde auxiliam as técnicas de enfermagem na paramentação cirúrgica, montagem dos materiais em sala, retirada dos materiais da sala, ou onde houver necessidade. O professor acompanha geralmente um grupo de 10 alunos no máximo. O estágio tem início na central de material e posteriormente no centro cirúrgico, unindo conhecimentos de teoria e prática. Os perfis dos alunos são de 15 a 17 anos de idade. Ao longo do aprendizado há um amadurecimento desse grupo, o que torna muito gratificante para o professor que os acompanha. No término do estágio é realizada uma avaliação que evidencia o empenho e capacitação desse futuro profissional que será ofertado ao mercado de trabalho. Mais uma etapa se cumpre e novos profissionais são formados aptos e qualificados para a vida profissional.
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Rosangela Ferreira Ottorino, Cleonice Maria de Jesus Santos, Arlete Ribeiro Bonifácio, Miria Sartori, Ana Maria Carvalho

Downloads

Não há dados estatísticos.