Dinâmica motivadora para adultos pós alfabetizados em processo de continuidade dos estudos
DOI:
https://doi.org/10.20396/sinteses.v1i3.7970Palavras-chave:
EJA. Motivação. Auto-estima. DinâmicaResumo
Parte da clientela da EJA do ensino fundamental nas escolas estaduais e municipais, é advinda dos cursos de alfabetização mantidos, sobretudo em equipamentos sociais e comunitários, como igrejas ou associações de bairros. Esses ambientes lhes são mais familiares ou próximos. Ao matricularem-se em prosseguimento aos seus estudos, agora em estruturas escolares mais tradicionais e formais, boa parte desses alunos passam por problemas de adaptação com interferência na auto-estima. Há que se buscar estratégias para reverter este quadro e motivar no prosseguimento dos estudos, visto que essas dificuldades de adaptação ou o sentimento de não pertencimento àquele ambiente pode determinar evasão e a ruptura de um importante processo de desenvolvimento educacional. Uma dinâmica motivadora foi utilizada em 2009 na EE Adalberto Prado e Silva, situada em bairro popular de Campinas. Os alunos foram convidados a desenhar em uma folha branca de papel a sua mão e em cada dedo escrever desafios ou suas qualidades pessoais. No final do semestre letivo haveria avaliação em torno dos desafios e exercício das qualidades pessoais. As mãos foram colocadas em um pôster que ficou exposto no hall de entrada da escola, chamando a atenção dos alunos dos outros períodos e de todos que adentravam à escola. O projeto está tendo seqüência e agora o desafio é produzir textos sobre aqueles desafios e qualidades pessoais. O projeto é que isso resulte em um livro.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-08-16
Como Citar
LINS, E. C. Dinâmica motivadora para adultos pós alfabetizados em processo de continuidade dos estudos. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 1, n. 3, p. 350–351, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v1i3.7970. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7970. Acesso em: 27 jan. 2023.
Edição
Seção
Eixo 5 - Área de Desenvolvimento Humano e Qualidade de Vida
Licença
Copyright (c) 2016 Edison Cardoso Lins

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os trabalhos adotam a licença do Creative Commons.