Dinâmica motivadora para adultos pós alfabetizados em processo de continuidade dos estudos

Autores

  • Edison Cardoso Lins Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v1i3.7970

Palavras-chave:

EJA. Motivação. Auto-estima. Dinâmica

Resumo

Parte da clientela da EJA do ensino fundamental nas escolas estaduais e municipais, é advinda dos cursos de alfabetização mantidos, sobretudo em equipamentos sociais e comunitários, como igrejas ou associações de bairros. Esses ambientes lhes são mais familiares ou próximos. Ao matricularem-se em prosseguimento aos seus estudos, agora em estruturas escolares mais tradicionais e formais, boa parte desses alunos passam por problemas de adaptação com interferência na auto-estima. Há que se buscar estratégias para reverter este quadro e motivar no prosseguimento dos estudos, visto que essas dificuldades de adaptação ou o sentimento de não pertencimento àquele ambiente pode determinar evasão e a ruptura de um importante processo de desenvolvimento educacional. Uma dinâmica motivadora foi utilizada em 2009 na EE Adalberto Prado e Silva, situada em bairro popular de Campinas. Os alunos foram convidados a desenhar em uma folha branca de papel a sua mão e em cada dedo escrever desafios ou suas qualidades pessoais. No final do semestre letivo haveria avaliação em torno dos desafios e exercício das qualidades pessoais. As mãos foram colocadas em um pôster que ficou exposto no hall de entrada da escola, chamando a atenção dos alunos dos outros períodos e de todos que adentravam à escola. O projeto está tendo seqüência e agora o desafio é produzir textos sobre aqueles desafios e qualidades pessoais. O projeto é que isso resulte em um livro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edison Cardoso Lins, Universidade Estadual de Campinas

UNICAMP/GGBS

Downloads

Publicado

2016-08-16

Como Citar

LINS, E. C. Dinâmica motivadora para adultos pós alfabetizados em processo de continuidade dos estudos. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 1, n. 3, p. 350–351, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v1i3.7970. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7970. Acesso em: 7 out. 2022.

Edição

Seção

Eixo 5 - Área de Desenvolvimento Humano e Qualidade de Vida

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>