Banner Portal
Frequência e causas de coleta de nova amostra laboratorial em hospital terciário
PDF

Palavras-chave

Exames. Ambulatório. Enfermaria

Como Citar

CRUZ, D. S.; OLIVEIRA, Maria Leticia Pereira Siqueira; TAKAO, Toyoko Watanabe; MOYA, Lucelia Andrade; VILLAS BOAS, Marcia Victor Carneiro. Frequência e causas de coleta de nova amostra laboratorial em hospital terciário. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 65–65, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7969. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

Este trabalho teve como objetivo demonstrar a freqüência de erros decorrentes da coleta de exames no Laboratório Clínico de pacientes de Ambulatório e Pronto Socorro. Verificou-se a existência de 96.805 requisições de exames no período de setembro de 2006 a fevereiro de 2007, havendo no período um total de 648 coletas de nova amostra (devido à hemólise, coágulo e outros). Observou-se maior demanda de requisições para pacientes ambulatoriais em relação ao pronto socorro. Os procedimentos de punção venosa diferem para os dois grupos analisados: em Ambulatório aproximadamente 95% são pelo sistema de punção a vácuo e no Pronto Socorro, cerca de 100 % punção com seringa. Os resultados apontaram que houve 0,66 % de novas coletas no período com uma diferença significativa para amostras hemolisadas e coaguladas entre PS e Ambulatório (x2 test p<0,001), respectivamente 1,66% e 0,06% de nova coleta por hemólise e 0,42 % e 0,19 % por presença de coágulo. Os demais motivos totalizaram 0,05%. Concluímos que a técnica de coleta a vácuo reduz a percentagem de hemólise, sendo que é fundamental investir em treinamentos técnicos para reverter essas diferenças de qualidade de procedimento entre os setores (PS e Ambulatório), para assim minimizar os riscos de erros no diagnóstico clínico.
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 D. S. Cruz, Maria Leticia Pereira Siqueira Oliveira, Toyoko Watanabe Takao, Lucelia Andrade Moya, Marcia Victor Carneiro Villas Boas

Downloads

Não há dados estatísticos.