Banner Portal
Estratégia para a introdução da gestão por processos na Unicamp (projeto gepro)
PDF

Palavras-chave

Processos. Gestão

Como Citar

MONTICELLI, Nelma Aparecida Magdalena; LIMA, M. B. B. P. B.; CAMPOS, Eneida Rached; VULCANO, Magda Senna; VENTURINI, Cirlene Aparecida; BAGGIO, Monica Line Kruze; CAMPOS, V. J. G. O. S. Estratégia para a introdução da gestão por processos na Unicamp (projeto gepro). Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 63–63, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7965. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

A Unicamp elegeu a Gestão por Processos (GP) como objetivo estratégico e busca mecanismos permanentes para incorporar seus conceitos na cultura da instituição. A GP tem como meta principal a adoção de um modelo de gestão cujos condutores sejam capazes de entender, analisar, melhorar e gerenciar os seus processos críticos. O passo inicial foi dado com a criação da Equipe de Gestão por Processos (GEPRO). A equipe, composta por técnicos da PRDU e do HC, adotou uma estratégia ajustada ao ambiente da universidade e estruturada de modo a garantir a efetiva participação de todos os envolvidos no processo. Como conseqüência obteve-se um alto nível de compromisso das pessoas. Com o objetivo de criar competências e identificar lideranças que tornem possível a sua implementação em todos os órgãos da universidade foi estabelecida, como primeiro passo, uma metodologia de GP e com base nela foi montado um curso para o treinamento de facilitadores (propagadores dos conceitos para a comunidade) nesta metodologia. O curso foi montado com ênfase especial em exercícios práticos sobre processos reais atualmente praticados. Equipes de processos ou áreas funcionais se inscrevem para o curso submetendo seus projetos a um time de avaliação e a escolha se dá através de oficinas com a participação das equipes e seus diretores. Mais de 180 facilitadores já foram treinados, importantes mudanças comportamentais têm ocorrido e um clima de grande interesse e motivação foi construído em torno do projeto.
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Nelma Aparecida Magdalena Monticelli, M. B. B. P. B. Lima, Eneida Rached Campos, Magda Senna Vulcano, Cirlene Aparecida Venturini, Monica Line Kruze Baggio, V. J. G. O. S. Campos

Downloads

Não há dados estatísticos.