Estabelecimento de linha de base para famílias atendidas pelos centros de referência da assistência social do município de campinas

Autores

  • Regina Maria Hirata Universidade Estadual de Campinas
  • Rodrigo Pereyra de Souza Coelho Universidade Estadual de Campinas
  • Stella Maria Barbera da Silva Telles Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i2.7962

Palavras-chave:

Assistência Social. Políticas Públicas. Monitoramento

Resumo

Este trabalho resume o processo de elaboração de uma pesquisa em Painel para avaliar o impacto do trabalho dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Campinas/SP. A pesquisa está prevista para ser executada ao longo de 5 anos, com um instrumental sendo repetidamente aplicado junto às mesmas famílias selecionadas por meio de amostragem. Com isto, espera-se observar a evolução das mudanças na condição da família e avaliar o quanto esta nova condição está ligada ao trabalho desenvolvido pelos CRAS. A primeira etapa da pesquisa consiste no estabelecimento de uma Linha de Base na qual seja registrada a situação das famílias atendidas no momento t0 . É em relação a esta Linha de Base que as seguintes rodadas de pesquisa procurarão observar as mudanças ocorridas com as famílias. A pesquisa está sendo desenvolvida em parceria com a Secretaria Municipal de Cidadania, Trabalho, Assistência e Inclusão Social – SMCTAIS, a partir de uma demanda da Prefeitura Municipal de Campinas. A primeira aplicação dos questionários ocorreu entre outubro e dezembro de 2007, e os resultados estão em fase de análise.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Regina Maria Hirata, Universidade Estadual de Campinas

NEPP/UNICAMP

Rodrigo Pereyra de Souza Coelho, Universidade Estadual de Campinas

NEPP/UNICAMP

Stella Maria Barbera da Silva Telles, Universidade Estadual de Campinas

NEPP/UNICAMP

Downloads

Publicado

2016-09-12

Como Citar

HIRATA, R. M.; COELHO, R. P. de S.; TELLES, S. M. B. da S. Estabelecimento de linha de base para famílias atendidas pelos centros de referência da assistência social do município de campinas. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 62–62, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i2.7962. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7962. Acesso em: 1 out. 2022.

Edição

Seção

Eixo 1 - Administração e Gestão