Banner Portal
Elaboração de um banco de dados com os registros das doses de radiação dos usuários da UNICAMP
PDF

Palavras-chave

Radioproteção. Radiação. Access

Como Citar

BIRAL, Antonio Renato Perissinotto; ONUSIC, Daniel Massaro; REIS, Fortes Esteves dos; SILVA, Eliana Querino da; OLIVEIRA, Maria Angela Maggi; COELHO, Rosangela Franco. Elaboração de um banco de dados com os registros das doses de radiação dos usuários da UNICAMP. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 62–62, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7960. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

Atendendo à legislação, desde 1985 a UNICAMP avalia e registra as doses de radiação recebidas pelos usuários de materiais e/ou de equipamentos emissores de radiação ionizante. Esse registro é feito por meio da leitura mensal de dosímetros de radiação fornecidos aos usuários, sendo esses utilizados na altura do tórax (‘dosímetros de lapela’) ou como uma pulseira em uma das mãos (‘dosímetros de pulseira’). Dessa forma, atualmente tem-se algo como 89 mil registros de doses, número esse que cresce em cerca de 600 doses por mês, referentes por sua vez aos dados de cerca de 400 trabalhadores/pesquisadores. A organização desse acervo de doses apresenta desafios. Por exemplo, o nome de um mesmo funcionário pode mudar várias vezes (por mudanças em seu estado civil) ao longo da sua vida funcional. Também, ao longo da sua vida funcional, um mesmo funcionário pode apresentar registro de valores de dose de radiação em vários setores diferentes da Unicamp. No mais, além dos valores de dose mensais, eventualmente são registradas observações que detalham a ocasional ausência de valores monitorados de dose de radiação em um dado mês. Nesse trabalho é apresentado um pouco da evolução desse registro de doses, que anteriormente se encontrava no formato Excel, mas que recentemente foi reelaborado no formato Access.

PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Antonio Renato Perissinotto Biral, Daniel Massaro Onusic, Fortes Esteves dos Reis, Eliana Querino da Silva, Maria Angela Maggi Oliveira, Rosangela Franco Coelho

Downloads

Não há dados estatísticos.