Banner Portal
Diagnóstico dos serviços de limpeza urbana do campus cidade universitária “zeferino vaz” da universidade estadual de campinas
PDF

Palavras-chave

Resíduos sólidos urbano. Limpeza urbana. Gerenciamento de resíduos

Como Citar

HENRIQUE, Jose Benedito de Castro; TEIXEIRA, Egle Novaes. Diagnóstico dos serviços de limpeza urbana do campus cidade universitária “zeferino vaz” da universidade estadual de campinas. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 61–61, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7957. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

O resíduo sólido urbano provoca sérios danos ao ambiente e à saúde pública, quando sofre uma manipulação ou destinação inadequada. É de fundamental importância para a transformação do modelo atual de serviço público de limpeza urbana, seu gerenciamento, de um modo integrado, buscando a minimização na origem, no tratamento e no destino final. Considerar no planejamento e na operacionalização dos serviços de limpeza pública as características peculiares de cada resíduo, como também, os aspectos sócio-econômicos das populações envolvidas no processo são fundamentais a esta transformação. Ampliar o conhecimento sobre a geração de resíduo sólido urbano e sobre o serviço de limpeza urbana do Campus da Cidade Universitária “Zeferino Vaz” da Universidade Estadual de Campinas permitiu conhecer e aperfeiçoar o gerenciamento destes serviços de forma integrada. Um maior conhecimento sobre as características do resíduo sólido urbano e dos serviços de limpeza urbana diagnosticados foi obtido a partir dos resultados, permitindo a melhoria o e aperfeiçoamento deste serviço. A partir deste diagnóstico foi criada uma metodologia e gerados dados sobre o resíduo e o serviço de limpeza urbana de um Campus Universitário de grande porte, permitindo que esta possa ser utilizada como modelo para novos trabalhos em outros Campi Universitários.
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Jose Benedito de Castro Henrique, Egle Novaes Teixeira

Downloads

Não há dados estatísticos.