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Conceitos psicanalíticos como subsídios ao assistente social no trabalho com famílias
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Palavras-chave

Assistente social. Conceitos psicanalíticos. Família

Como Citar

RAHMÉ, Marcia A. Conceitos psicanalíticos como subsídios ao assistente social no trabalho com famílias. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 1, n. 3, p. 338–339, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7948. Acesso em: 27 jul. 2024.

Resumo

O Serviço Social, ao atender o estudante que solicita bolsas auxílio para garantir economicamente sua permanência na Unicamp, entra indiretamente em contato com sua família. Trabalhando com a família, sentimos a necessidade de uma interação com a psicologia para a aquisição de conhecimentos específicos, como elementos facilitadores para a compreensão de problemas emocionais ou patologias mentais nos grupos familiares e que, de alguma forma, refletem no estudante universitário, já que por trás de um pedido de bolsa, não raro, há uma queixa latente que emerge na entrevista. Num segundo momento, na visita domiciliar, observamos como a família se apresenta, como se interage e como ela vê o aluno, onde podemos confirmar impressões adquiridas na entrevista e até identificar alguma patologia na relação familiar. O caso estudado, onde foram utilizadas todas as ferramentas do Serviço Social, apresenta a trajetória de um aluno com transtornos psicológicos, identificados pela assistente social na entrevista e, após acolhimento, visita domiciliar e encaminhamento do aluno a serviço especializado, em conjunto com a família, ajudamos o aluno a manter um equilibrio emocional, que contribuiu para a conclusão de seu curso de graduação em 2009. Acreditamos que o conhecimento de conceitos psicanalíticos funcionem como subsídios e ferramentas que ajudam o profissional a descortinar necessidades e sofrimentos não verbalizados pelo seus usuários, pois essa complementaridade técnica traz maior sensibilidade e competência ao profissional de serviço social para manter com maior propriedade um diálogo com a outra profissão, em busca de melhor atendimento ao público comum a ambas.
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Copyright (c) 2016 Marcia A. Rahmé

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